Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/11/2018

Projetos para fomentar o Voluntariado

A oficina de elaboração de projetos e mobilização de Recursos foi promovida pelo CPCE e Copel que apresentou o Programa EletriCidadania e a Chamada Pública para as organizações da sociedade civil que trabalhe projetos entorno de temas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os princípios do Pacto Global : a) Direitos Humanos: Práticas que contribuem para a disseminação de uma cultura de direitos humano~, de tolerância e de valorização da diversidade. Exemplos: proteção aos direitos da criança e do adolescente, equidade de gênero e raça, orientação sexual, defesa dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso, voluntariado, dentre outros. b) Trabalho: Respeito aos direitos no trabalho como via de inclusão social. Exemplos: combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens, etc. c) Meio ambiente: Iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental e uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. Exemplos: práticas que visem à gestão de resíduos, efluentes e emissões; uso sustentável dos recursos naturais - água, energia, papel, combustível, etc; conservação e recuperação ambiental; etc.

A oficina teve duração de 8 horas e as organizações desenvolveram projetos voltados: empreendedorismo social, prevenção na saúde, atendimento à pessoa com deficiência, música, esportes, consciência ambiental, e outras estratégias/ações de aumentar as oportunidades para crianças vulneráveis e outros públicos.  Para Adriana de Campos Souza, coordenadora do Programa Eletricidadania de Voluntariado Corporativo: "Para a Copel foi muito gratificante poder proporcionar esta oficina com um conteúdo tão rico para as nossas instituições parceiras.

Conforme Tânia Mara Cardozo da Associação dos Voluntários Amigos - AVA, escrever um projeto é como escrever uma história. Mas ela precisa ter começo, meio e fim. No voluntariado, cada Projeto é uma história. Precisamos saber contá-la para que não perca seu valor. E ali temos três atores principais: O voluntário, a instituição parceira e o beneficiário desta instituição. Nosso foco precisa estar atento ao voluntário. É ele que causará a transformação nos outros dois atores.  Para tanto, nossa responsabilidade em manter atualizados nossos registros faz com que na hora de montar um projeto tenhamos mais segurança no desenho da nossa história. E é preciso muito treino para acertar, não podemos desistir. A causa do voluntariado tem muito a construir. A cidadania grita aos quatro cantos pela transformação.  E vem daí a importância de conhecermos nossa história, nossa instituição, buscarmos sempre a renovação de conhecimentos, novas ferramentas e olhares, pesquisas, estatísticas e cases bem sucedidos no projeto que queremos projetar. Um projeto bem construído trará grandes benefícios e transformações. Um projeto mal construído trará insegurança e descrédito.

Gostei muito da Oficina, a Rosane é sensacional em suas explanações, trouxe conteúdos importantes abordados de forma dinâmica além de proporcionar a prática, desde a leitura do edital até o passo a passo para o preenchimento de um projeto, o qual foi riquíssimo de informações. As atividades em grupo renderam um aprofundamento bastante positivo e ajudaram a enriquecer o conhecimento de todos. Já participei de vários cursos e oficinas sobre o assunto, mas este me proporcionou um grande aprendizado, creio que em grande parte graças a metodologia utilizada pela Rosane. Agradeço a oportunidade e parabenizo a todos pelo evento." Rosilene Cristina Raganhan, Analista de Captação de Recursos da ABENP:

Para Rosane Fontoura, os projetos devem ser um instrumento de planejamento e gestão, pois assim fazemos o bem, de forma organizada, otimizando os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, qualificando o voluntariado. Sempre procurando a efetividade das ações propostas, pois hoje mais que nunca é necessário demonstrar os impactos dos nossos projetos. E no mundo dos Projetos não existe o certo ou errado, portanto um processo contínuo de aprimoramento e aprendizado.