20/09/2018

Ponta Grossa promove seminário dos ODS para a Construção Civil

ODS

No dia 19 de setembro o CPCE Campos Gerais promoveu o I Ciclo ODS com tema da Construção Civil, com a participação de 70 pessoas teve o objetivo de  disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -ODS  de forma prática e mostrar que podemos inserir as metas em nosso dia a dia e contribuir para o desenvolvimento sustentável, o evento contou com a abertura do Diretor Geral do CPCE Rui Brandt e a Sra Icléa Saliba Cunha.

Segundo a Coordenadora executiva do CPCE Rosane Fontoura, a Agenda 2030 convida os atores sociais (poder público, empresas, organizações da sociedade civil) a pensar no global e agir localmente, com projetos e  ações concretas que contribuam para o alcance das metas dos ODS.  Sob sua explanação trouxe a oportunidade de conhecer os 17 ODS e os Princípios do Pacto Global dando enfase aos objetivos ligados mais diretamente ao setor da construção civil, como o ODS6, ODS7, ODS8, ODS9 e ODS12 , sensibilizando os presentes na necessidade de equilibrar o econômico, social e ambiental.

Na sequencia o painel com 3 cases de sucesso, com visões diversas sobre os profissionais, mercado e inovação apresentadas pelo CREA PR, Construtora Engeblock de Maringá e Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil. A Engª Eliane Jorge dos Santos elencou algumas competências do profissional do setor deve  estar atento, as certificações, paisagismo sustentável, ecodesign, utilização eficiente de recursos, desempenho energético das edificações são algumas em tantas outras sugeridas. O Diretor CPCE Maringá, Sr. Paulo Pereira Lima, sócio da Engeblock, trouxe diversas iniciativas que a construtora realiza seguindo os princípios do Pacto Global e os ODS, frisou que a empresa tem isso como premissa em suas ações.

Fechando o painel o gerente SENAI, Robson Gravena, apresentou o instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil sediado na unidade de Ponta Grossa, que visa trazer soluções para o  setor, a consultora Leticia Gonçalves reforçou projetos realizado pelo Instituto como a reutilização de resíduos de baterias automotivas em outros processos produtivos e produção de módulos eficientes em logística, reutilização e térmico.