13/09/2018

Vem aí o XI Reatiba!

Diversidade

Empresas privadas com mais de cem funcionários devem ofertar cota de vagas de 2 a 5% para Pessoas com Deficiência (PcD). Passados 27 anos muitas empresas superam a meta obrigatória para garantir um quadro de funcionários com maior diversidade, que reflita a sociedade, existem muitas outras empresas que enfrentam algumas dificuldades de implementar um programa de inclusão.

Desde 2008 o Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), vem promovendo o Reatiba, que objetiva valorizar soluções que promovem a inclusão de Pessoas com Deficiência dentro das empresas.

O evento deste ano, que acontece em 19 de setembro no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, tem como tema Diversidade, inspiração e exemplo. Reunirá palestras e cases com o intuito de mostrar, que as organizações que têm o cuidado no tratar a inclusão e a diversidade em seus planejamentos estratégicos conseguem agregar mais valor à marca. A temática ressalta como todos devem estar representados dentro das empresas, independente da classe social, condição física, educação, gênero, orientação sexual,  etnia, idade, enfatizando que a diversidade contribui para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, criativo, com a diminuição da rotatividade, possibilitando o alcance de melhores resultados.

Programação

Entre os participantes da 11ª edição do Reatiba está José Luiz Tejón, jornalista, escritor e palestrante de renome internacional que inspira as pessoas a vencerem seus obstáculos no mundo do trabalho.

No painel Promoção da Diversidade, Marina de Moura Borges Leal, coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da Natura, fala sobre as metas da empresa. Já no Impactos na Lei Brasileira da Inclusão com a Reforma Trabalhista, Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, intermedia o debate com Melissa Cachoni Rodrigues, Promotora de Justiça - Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência - do Ministério Público do Estado do Paraná e Daiana Cristina K Pigozzo, auditora fiscal do trabalho. Para finalizar o período da manhã, será tratado as Relações Intergeracionais com o  Instituto Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade. À tarde, acontecerá uma visita técnica à Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, localizada em Araucária, para demonstrar in loco como promover um ambiente mais inclusivo e diverso.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece a consultoria Indústria Acessível, que auxilia as organizações na estruturação e no desenvolvimento de ações que promovem a diversidade humana no ambiente de trabalho, difundindo a metodologia de inclusão social e econômica da pessoa com deficiência.

Para se inscrever no evento acesse a AGENDA