18/07/2018

Empresas comprometidas na promoção do desenvolvimento local sustentável

As empresas conselheiras do CPCE Campos Gerais foram recebidas pelo industrial Álvaro Scheffer, sócio da Holding Águia Participações que conta com 3 empresas no grupo, Águia Sistemas de Armazenagem, Águia Florestal e Smart Sistemas Construtivos com unidades em Itaiacoca em  Ponta Grossa e Ipiranga.

Três empresas com atividades totalmente diferentes, a Sistemas de Armazenagem produz tudo o que se destina a movimentação e a material paletizado, armazéns automatizados. Uma empresa familiar, com base sólida em seus criadores, os pais de Álvaro. Ele comenta que os pais desenvolvem suas atividades laborais até hoje, o pai nas florestas e a mãe cuidando do refeitório da unidade fabril de Ponta Grossa. Valores que passam de pai para filhos sucessivamente e compromisso para preservar este Legado. Atitude que atravessa os muros da organização, promovendo e articulando a sociedade como um todo para questões sustentáveis, seja econômica, social, ambiental ou cultural com projetos consolidados que despertam boas práticas.

A Águia Florestal atuando no mercado de reflorestamento, exportando para diversos países com uma produção auto suficiência, produzindo desde as mudas até o produto final, com uma produção anual 1,2 milhões de mudas, gerando produtos para mercado internacional. Com projetos locais de preservação ambiental, a unidade de preservação das Araucárias e a revitalização do ponto turístico localizado em suas terras, o Buraco do Padre, contando com infraestrutura de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, oportunizando inclusão e fomento turístico.

A Smart Sistemas uma empresa de tecnologia em construção civil atuando com Steel Frame, produto muito utilizado nos Estados Unidos e Europa com alto desempenho em climatização e acústica. Álvaro comenta do projeto em parceria com a Universidade Estadual  de Ponta Grossa - UEPG , no desenvolvimento de placas para revestimento da construção a partir de resíduos sólidos.

A Águia é uma empresa verticalizada com projeto arrojados com a premissa da Inclusão em todos os sentidos, envolvendo colaboradores como protagonista no desenvolvimento das ações e a força dos parceiros. A exemplo da aplicação do  Programa de Longevidade e Produtividade, incentivo a qualidade de vida, saúde, carreira e conflitos interidades. Inclusão do jovem com projetos futuros, a inclusão da Pessoa com Deficiência com experiência no Programa PROPcD ? (Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho), ao qual transformou o olhar da empresa em inserir essas pessoas ao ambiente de trabalho de forma igualitária, formando um Comitê Gestor para que pudessem auxiliar na construção dessa cultura inclusiva. Outros pontos da inclusão, mulheres em funções ?ditas masculinas?, oportunidade aberta a colaboradoras para se especializarem na função.

Em visita fabril foi possível conferir a inovação e inclusão nos processos, dando oportunidade para o desenvolvimento humano dos colaboradores e crescimento da organização. Como cita a conselheira Renata, a demonstração do trabalho sério e pautado na inclusão e valorização do ser humano.

A diretora do CPCE  Indianara Mattar Milléo concluiu a visita com agradecimentos e a importância das visitas que tem construído uma visão aguçada da aplicação da Responsabilidade Social em todos os processos das organizações.