21/06/2018

CPCE de Londrina visita a Unidade PUMA

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

No dia 14 de junho de 2018 foi realizada visita técnica a empresa Klabin com os membros do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Londrina. Foram visitadas as unidades Monte Alegre, Unidade Puma e Parque Ecológico Klabin. Estavam presentes na visita o Sr. Rui Brandt - Presidente do Sinpacel e a Sra. Kimiko Yoshii.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais (17 no Brasil, em oito estados, e uma na Argentina). A Klabin também conta com escritórios comerciais em oito estados brasileiros, uma filial nos Estados Unidos, um novo escritório na Áustria, além de representantes e agentes comerciais em vários países.

Para a Klabin, sustentabilidade possui um profundo significado na história e na vida da empresa. É o fundamento maior da gestão dos negócios e um compromisso de longo prazo com os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e com as comunidades em que atuamos. Das florestas às embalagens, existe um modelo de autossuficiência, respeito ao meio ambiente e estímulo ao desenvolvimento de todos os stakeholders que integram a cadeia produtiva. (https://www.klabin.com.br/pt/sustentabilidade#sustentabilidade)

Dessa forma, enquanto objetivo da visita técnica à Klabin o CPCE buscou-se promover benchmarking, a incorporação de novas ideias, conceitos e melhor execução de projetos em prol da Sustentabilidade. Dentre os vários momentos marcantes da visita destacamos a fala do Sr Rui Brandt sobre a importância de conhecer as melhores práticas no setor de papel, celulose e artefatos,  no nosso setor temos que pensar em todas as fases na sustentabilidade, na medida que  utilizamos o insumo água,  que resulta em árvores plantadas e gera subprodutos como o papel.  Todo o setor está comprometido como podemos ver na edição especial sobre sustentabilidade da SINPACEL (http://www.sinpacel.org.br/arquivos/revistas/revista-sinpacel-ed13.pdf)

O Sr. Uilson Paiva e  Guilherme C Coraiola apresentaram os Programas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social  da empresa alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS e o impacto na comunidade dos 33 municípios que estão  inseridos, e na prática a Sra Claudia F Bueno coordenou a visita nas dependências explicando todos os processos e para completar tivemos a oportunidade de ouvir o  diretor industrial da unidade Puma o Sr. Sadi de Oliveira  que apresentou a unidade dentro dos conceitos da Indústria 4.0 e dando informações de como a inovação é o foco da empresa para torna-la cada vez mais produtiva e competitiva no mercado nacional e internacional.

A visita foi avaliada positivamente pelos conselheiros:

Extremamente proveitosa em termos de sustentabilidade, organização, as melhores práticas em termos ambientais, econômicos, sociais e culturais. É um investimento privado de mais de R$ 8 Bi voltados para o desenvolvimento de 33 municípios e 61 comunidades elevando o nível de IDH dentro desta região abrangente. É uma referência em termos de tecnologia de ponta de 4.0 internacional e orgulho para nosso Estado do Paraná e do Brasil. É importante que saibamos replicar a excelência da prática dentro das possibilidades para o meio onde estamos inseridos. O nosso especial e caloroso agradecimento a todos da empresa Klabin pela receptividade com que nos receberam.  Kimiko Yoshii.- A.Yoshii Engenharia.

Organização, sincronia, sensibilidade e tecnologia totalmente voltadas e alinhadas ao meio ambiente, ao ser humano e à economia, em perfeita harmonia. Um grande exemplo a ser compartilhado. Gisela Aparecida Fonseca. Carisma Contabilidade.

A visita técnica na Klabin foi muito proveitosa. No sentido da sustentabilidade vemos a preocupação desta tão grande empresa em diversos aspectos. O recolhimento e tratamento dos resíduos é excepcional. Um exemplo a ser seguido por diversas empresas. Impressionante ver de perto uma parte do processo e perceber que a Klabin está buscando atingir os ODS Katia Aparecida de Oliveira, Copel.

Como Brasileira, Paranaense, e profissional da área de Sustentabilidade Ambiental e Social, há mais de 20 anos foi uma honra visitar a Klabin  e a recém unidade  industrial  Puma ! Além de constatar toda a ousadia na instalação de tão imenso parque industrial, da credibilidade na fala e brilho no olhar de cada um dos profissionais que nos recepcionaram,  na tecnologia aplicadas,  o que mais tocou o meu coração foi o quanto o cuidado com as pessoas e o território onde está inserida caminha lado a lado com o negócio! E isso faz toda a diferença para toda a Humanidade! Parabéns e gratidão CPCE. Liane Lima Via Pólo Ambiental