26/04/2018

Oficina de elaboração de projetos e captação de recursos é realizada em Cascavel

Educando para a Sustentabilidade

No último dia 24 de abril, aconteceu em Cascavel na unidade SESI/SENAI a Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, uma promoção do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial ? CPCE em parceria com o Instituto GRPCOM.

O encontro que reuniu 56 participantes, representantes de Organizações da Sociedade Civil - OSC  e do setor público  dos municípios  da região Oeste. A Oficina foi conduzida pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura em sua fala de abertura reforçou a necessidade de elaborar projetos com o compromisso da Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? ODS.

A realização deste trabalho teve por objetivo capacitar sobre as principais etapas de um projeto e ainda abordou os seguintes temas: Como participar de chamamentos e editais de governos,  empresas,  fundações e organismos internacionais; Alinhamento as metas da Agenda Global da ONU; importância da utilização dos indicadores de avaliação para serem apresentados aos financiadores; orçamento e cronograma na prática; entre outros temas.

No decorrer da oficina em que os participantes construíram projetos principalmente nas áreas de saúde, educação e cultura, houve também a apresentação das leis de incentivos fiscais: PRONAS, PRONON, Fundo do Idoso, Fundo da Criança e Adolescente- FIA, Lei do Esporte e Lei Rounaet.

Para os participantes, a realização da oficina foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos na elaboração de projetos. De acordo com Presidente da JCI Cascavel, Ricardo Bernardi Castilhos: "O evento foi extremamente proveitoso e muito elucidativo. Com atividades práticas e acompanhamento técnico, foi possível perceber os gargalos e falhas conceituais com relação à elaboração de projetos. Com certeza a amplitude do evento trouxe uma visão geral da elaboração de projetos e viu-se, na prática, como elaborar um bom projeto. Meus parabéns pelo evento e com certeza recomendo para próximas edições!"