27/03/2018

CPCE Campos Gerais fomenta a destinação do IR para causas sociais

Incentivos Fiscais

O CPCE Campos Gerais promoveu o encontro de Incentivos Fiscais com intenção de informar e incentivar contadores e comunidade a destinar parte do imposto de renda a projetos sociais disponíveis no  Banco de Projetos do Conselho Municipal da Criança e Adolescente da região. O evento contou com presença da Diretora do CPCE a Sra Indianara Mattar Milléo,  de contadores, empresariado e representantes das organizações da sociedade civil(OSC)  que puderam tirar suas dúvidas sobre como funciona o Fundo (FIA) e os processos para a realização da doação. Para ilustrar os temas, dois palestrantes, Sr Leandro Meller da Superintendente da Secretaria de Garantia os Direitos das Pessoas da Secretaria de Desenvolvimento Familiar do Estado do Paraná e o Delegado Regional da Receita  Federal, Sr Gustavo Horn.

Na abertura, Sr. Gustavo Horn trouxe uma apresentação expositiva de como utilizar  o sistema do Imposto de Renda e como realizar a doação, sendo até 30 de abril o percentual de 3% ou  no decorrer do ano 6% para IR 2019. Citou a importância desta doação para a região e lembrou da sua fala em participação a edições anteriores que a RF incentiva a iniciativa, uma boa oportunidade para apoiar as instituições locais e de deixar este recurso aqui.

Na sequencia o Sr Leandro Meller, apresentou respostas aos questionamentos de como funciona o Fundo, quem fiscaliza, como acontece os repasses as organizações e citou exemplo que como as Pessoas Físicas - PF ou Pessoas Jurídicas - PJ podem doar.  De um forma bem dinâmica trouxe respostas e questionamentos que possibilitaram  o público  um maior entendimento da legislação e as formas de apoio a essa iniciativa, como o acesso ao Portal de Doação ao Fundo em que as PF e PJ podem realizar o cadastro e destinarem duas doações a instituição de interesse no recebimento do recurso, o próprio sistema gera um boleto e comprovante para que o contribuinte possa realizar no próximo ano a Declaração do Imposto de Renda.

Ao final diversas perguntas foram realizadas pelo público e o depoimento de um contador sobre sua orientação aos clientes a destinação faz diferença na captação de recursos, reforçando um questionamento levantando sobre a importância destes eventos aos contadores. Sr. Leandro confirma que multiplicar a informação ainda é o melhor caminho para alavancar a captação e lembra da oportunidade que as entidades tem por meio do cadastro no site do CEDECA para oportunizarem serem assistidos por doadores que queiram os apoiar.