SUSTENTABILIDADE08/03/2018

Barion apresenta case de sucesso de redução de efluentes - ODS6

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Hoje, Dia Internacional da Mulher, comemoramos com a apresentação da engenheira de alimentos, Patricia Amarante, da Empresa da Barion, uma empresa paranaense de 56 anos que produz chocolates e similares. A Barion Cia recebeu em 2017 o Selo SESI ODS, pelo projeto que trata do objetivo de desenvolvimento sustentável. O case apresentado visa  conscientizar os colaboradores da importância da correta execução dos procedimentos de limpeza de resíduos dos utensílios e equipamentos e dos impactos dessas práticas no efluente gerado pela indústria. Este projeto piloto da empresa Barion se baseou nas Diretrizes Empresariais para a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE 2.0). Como método de valoração utilizou-se do Método de Custos Evitados, considerando os custos de implantação de uma ETE e custos variáveis de tratamento de água. Para quantificar a externalidade, foram selecionados sete parâmetros físico-químicos relacionados a qualidade da água e comparados com os requisitos legais, bem como com os parâmetros atuais do corpo hídrico. Para realizar a estimativa de valoração a Barion utilizou resultados de análises laboratoriais realizadas em seu efluente bruto, ou seja, antes que o mesmo tivesse sido tratado pela estação de tratamento de efluentes (ETE, referente ao ano de 2016). Conheça mais aqui. 08_marco_18_-_FIEP_-_Projeto_TeSE_-_Barion_-_Premio_SESI_ODS.pdf

Na reunião de equipe de projetos  tivemos a presença do Sr. Romeo Barion que contribuiu no esclarecimento do quanto é importante a Logística Reversa no setor de alimento, trigo, cacau, frango, carne vermelha,  e o desafio de sensibilizar todas as partes interessadas da empresa : fornecedores, distribuidores, colaboradores e consumidores finais no descarte adequado das embalagens.

Para o professor Carlos Magno Corrêa Dias da UTFPR, o projeto “Regulação da assimilação de efluentes hídricos” da Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A, ganhadora do Selo ODS, no Prêmio SESI ODS 2017, a qual foi, também, classificada entre os cinco finalistas na categoria Média Indústria, representa importante contribuição para o alcance dos ODS e para a Sustentabilidade que tanto necessitamos. O correspondente projeto, associado ao ODS número 6 (Garantir disponibilidade e manejo sustentável de água e saneamento para todos), é um incentivo para que outras indústrias implantem, também, semelhante Boa Prática para a redução da concentração da carga orgânica em seus efluentes industriais. Ao conscientizar seus colaboradores da importância da correta execução dos procedimentos de limpeza de resíduos e dos impactos destas ações, bem como instituir procedimentos para reduzir a concentração da carga orgânica do efluente industrial a Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A não apenas inova com a implantação de metodologias no processo produtivo, como, também, permite prevenir perdas de qualidade da água no ponto de lançamento de seus efluentes; contribuindo, efetivamente, para a atingirmos Sustentabilidade.

Para a coordenadora  executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial , o case representa bem o conceito de Sustentabilidade na cadeia de valor, na medida que trouxe os impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais . Na medida que a externalidades foram valoradas e os resultados econômicos de tais projetos foram também quantificados.  Além da redução de efluentes foi possível identificar também a mudança cultural dos colaboradores no que tange aos cuidados na limpeza dos equipamentos.

Assim como Patricia, muitas mulheres fizeram e fazem parte da estória do CPCE nossos agradecimentos a essas 100 mulheres representando as diversas empresas conselheiras que tem compromisso com a cidadania empresarial.

1. Adenir Fonseca
24. Cássia M.T. de Almeida
25. Cássia Regina Aires Ribeiro Fóes
Cristiane Gonçalves