06/10/2017

Cidadania, Investimento Social, ODS e Projetos Sustentáveis

Entre os dias 3 a 5 de outubro o CPCE realizou três ações em Londrina e Apucarana, no dia 03/10 foi realizado o Painel sobre Investimento Social Privado com a participação de 36 (quarenta) organizações, sendo que dentre os participantes, estavam os conselheiros. Para a diretoria geral do CPCE local Kimiko Yoshii do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii deu uma mensagem de boas-vindas e recepcionou a palestrante Renata Fagundes. A palestrante apresentou conceitos sobre o tema e mediou a mesa entre os Institutos Sociais como, por exemplo, GRPCOM, ADAMA e SICOOB - todos os institutos apresentaram os seus principais projetos que, em sua maioria, estão focados na Educação das crianças e jovens. Os institutos mostraram que têm comprometimento com a medição do impacto de suas ações e a importância com o desenvolvimento local sustentável.

Renata Fagundes apresentou que o ISP deve estar alinhado as Políticas Públicas, ao negócio da empresa, deve gerar impactos, garantir transparência, aprimorar relações público-privadas e promove o diálogo com as partes interessadas: comunidade, poder público e financiadores.

“Após participar do encontro, eu entendi que ISP está muito mais próximo de nós do que imaginamos; os Investimentos são toas aquelas ações coordenadas tecnicamente, (o que diferencia da caridade), que tanto o empresário (Pessoa Jurídica) , quanto o cidadão comum (Pessoa Física ) podem e devem realizar, visando a promoção de mudanças que terão impactos positivos na vida das pessoas e no ambiente físico e social que as mesmas estão inseridas. Promovendo a inserção da sustentabilidade social, ambiental, territorial, econômica e política. “afirmou a conselheira Liane Lima

No dia 04 foi realizada palestra para a organização conselheira, a Unicesumar, que é signatária do PRME e coloca a sustentabilidade nos seus valores, curriculum, metodologia, diálogo, parceria, para seus acadêmicos, nesta oportunidade foram 90 (noventa) alunos dos cursos de administração, engenharia, TI, processos gerenciais e recursos humanos onde foram apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Para finalizar a agenda foi realizada uma oficina de Elaboração de Projetos em Apucarana, que contou com 36 instituições dos municípios do Vale do Ivaí, sendo estes: Godoy Moreira, Kaloré, Apucarana, Marumbi, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul e Ivaiporã e outros. Os projetos elaborados para alcançar os ODS foram desenvolvidos no Circuito de Turismo no Vale do Ivaí (ODS 1, ODS2 e ODS17). Dentre eles estão: Projeto visando aumentar o índice de saneamento do município de Rosário do Ivaí (ODS6), Projeto na área ambiental, de inclusão de crianças e adolescentes e medidas socioeducativas e construção de uma quadra poliesportiva (ODS4) e projeto visando incrementar o volume de recursos destinados a projetos sociais por meio da Destinação Fiscal (ODS17). Apesar da atividade (prática) ter o propósito de ensino, acredita-se que elaborar projetos é um caminho seguro para que esses atores sociais (poder públicos, empresas, organizações sociais e voluntários) engajem-se em diversas causas e passem a agir concretamente na transformação de suas realidades sociais. Nesta oficina contamos com a presença do prefeito de Apucarana  Beto Preto e o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Jr (Femac). Para a representante local dos ODS a Sra. Marcia  Sousa, a oficina trouxe para o território a reflexão de que é necessário elaborar bons projetos e o alinhamento com os ODS é um avanço.