Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/10/2017

Valorização da Mulher é debatido no Conselho

O CPCE de Campos Gerais Ponta Grossa realizou nesta semana o 1º Encontro “Mulheres em Ação”, que contou com 130 participantes, com a palestra da  socióloga e mestre em história social do trabalho Renata Fagundes Cunha do SESI, citando alguns dados do site http://relatoriosdinamicos.com.br/mulheres/  que apresenta os indicadores de todos os municípios brasileiros. Mulheres trabalham no mínimo 7,5 horas a mais que os homens semanalmente; 40% das famílias têm as mulheres são chefes de família. Em média os salários das mulheres equivalem 68% do salário masculino. “E apenas 14% dos cargos executivos são femininos assim como uma reduzida participação na política ”, aponta. Também apresentou dados da violência. “O Paraná é o terceiro estado em índice de feminicídio do país”, destacou, enumerando 35 mil mulheres agredidas em 2016, conforme dados oficiais. 

No painel Mulher: Qual é o seu Lugar?”.: estiveram presentes quatro mulheres  que ocupam as mais diversas profissões como : soldadora da Águia Sistemas de Armazenagem,  Cleonilde S. de Araújo, a tenente da Polícia Militar Jaine C. de Oliveira, a diretora de recursos humanos da DAF Caminhões Jeanette Jacinto, e a técnica de manutenção de rede Subterrânea da Copel Maria Helena Mattos Paiva ficando claro para todas as presentes que o “Lugar de mulher é onde ela quiser”.  

Para a diretora da regional Campos Gerais Indianara Milleo Mattar, este debate é importante para  a valorização da mulher em todos espaços social, político e no mercado de trabalho.  A questão e gênero é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS5) e na oportunidade também foram tratados sobre a necessidade da realização de exames de saúde para tratar o tema do Outubro Rosa(ODS3).