10/08/2017

Organizações sociais contribuem com a redução das desigualdades no país.

Na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) tratou, na reunião de equipe de projetos: Incentivos Fiscais, o Objetivo e Desenvolvimento Sustentável número 10, que trata das desigualdades e mais especificamente da desigualdade nas diversas dimensões - Um olhar na desigualdade do acesso–. ODS10: renda, saúde, educação, gênero, idade, moradia, mobilidade, emprego, mobilidade, direitos humanos.

Segundo Angus Deaton, professor e economista escocês, a desigualdade social, chamada muitas vezes de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ele decorre da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social. Surge da falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais e históricos pela maior parte da população.

Todas as instituições presentes Grupo Marista, CIAF, ONG em Ação Pré-Vestibular, Colce, Renascer, Unilehu, Associação São Roque, Jr Achievment Elo Apoio Social e Ambiental, Socorro aos Necessitados, Instituto Bom Aluno, Marins Advogados e o conselheiro sênior Sérgio Gielow, apresentaram alguns projetos de suas instituições que corroboram com a redução das desigualdades, na maioria, com o foco na Educação.

A desigualdade se apresenta de forma diversa, conforme os participantes as principais causas do aumento da desigualdade no Brasil são: a intolerância, indiferença, falta de educação, comodismo, desemprego, patrimonialismo e o sistema tributário brasileiro, também a má distribuição de renda, má administração dos recursos, lógica do mercado capitalista (consumo, mais-valia), falta de investimento nas áreas sociais e culturais, saúde e educação, falta de oportunidades de trabalho e corrupção.

Se por um lado tem-se que conhecer e minimizar as causas, do outro tem-se que trabalhar em cima das consequências nefastas desta desigualdade: pobreza, miséria e favelização, fome, desnutrição e mortalidade infantil, aumento das taxas de desemprego, diferentes classes sociais, marginalização de parte da sociedade, atraso no progresso da economia do país e aumento dos índices de violência e criminalidade.

Após este debate em homenagem ao Hebert de Souza, o Dr.  Juliano Lirani tratou das questões tributárias das Organizações da Sociedade Civil (OSC) de forma muito esclarecedora. Este tema voltará na pauta próxima reunião de equipe de projeto em 08 de novembro.

Baixe a apresentação de Juliano Lirani: Compliance_e_tributacao_-_Juliano_Lirani.pdf