Sustentabilidade19/07/2017

A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial aconteceu em Cascavel

Evento debateu as estratégias de implementação da Agenda Global para o Desenvolvimento

No dia 18 de julho, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, foi realizado o encontro “A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE e Movimento Nós Podemos Cascavel – Núcleo e apoio do Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL.

O evento que reuniu cerca de 150 pessoas entre gestores e servidores do poder público dos municípios de Cascavel, Toledo, Ubiratã, Assis Chateaubriand, Iracema do Oeste e Mercedes, representantes de instituições de ensino, gestores empresariais,  representante do Governo do Estado e o coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nós Podemos Paraná o Sr. Murilo  Wenzel Luiz teve o objetivo de debater, promover e propor meios efetivos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas organizações, de forma que se possa alcançar o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômico, social e ambiental).

A agenda 2030 pactuada por 193 países incluindo o Brasil, consiste em uma Declaração de Compromisso. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas baseados em cinco eixos de atuação, também conhecidos como os 5 Ps: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.

Importante ressaltar que os ODS foram construídos levando em conta o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de maneira a dar continuidade aos trabalhos, respondendo a novos desafios e favorecendo uma maior articulação entre os governos, setor privado, organizações da sociedade civil e academias.

Para debater essa temática, o evento contou com a participação da Sra. Inalda Barros Béder - Analista da Agenda ODS no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), do Sr. Antonio Hideraldo Magron – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município de Ubiratã) e da Sra. Silvia Barcik – Diretora do Instituto Renault, que apresentou a prática vencedora do Prêmio ODS 2016 na categoria indústria.

Na programação também houve a solenidade de entrega dos Cerificados do Movimento Nacional ODS à 22 instituições que fizeram adesão a plataforma dos ODS, entre elas a Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Toledo e a Prefeitura Municipal de Ubiratã.

"Esse tema, é muito importante e temos que tomar decisões para isso acontecer. Todos sabem da importância, se discute isso nos planos de governo, mas executa-se muito pouco. Em Cascavel, tomamos a decisão desde o primeiro dia do nosso governo de fazer da nossa cidade, uma cidade sustentável", lembrando que a primeira e mais importante decisão para que os ODS sejam alcançados "é de unir toda sociedade no mesmo propósito, caminhando na mesma direção. E, em Cascavel, estamos chamando todos os setores da sociedade para participarem da nossa gestão para construir uma cidade mais humana e também alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável" afirmou Leonaldo Paranhos (Prefeito Municipal de Cascavel)

“Foi muito bom termos formalizado a adesão e participado desse fórum. Percebemos que já desenvolvemos muitas ações afins aos objetivos propostos. É importante continuarmos desenvolvendo projetos e ações para que possamos evoluir em todas as metas. Toledo sempre foi referência e agora tem a oportunidade, revelando seus projetos e ações no contexto dos ODS, de mostrar o que já fez e o que continuará fazendo para evoluir de forma consciente e sustentável”, afirmou Tita Furlan (Vice-prefeito do Município de Toledo).

Ubiratã

PNUDApresentacao_Agenda_ODS_Cascavel.pdf