13/07/2017

CPCE Campos Gerais promoveu VII Fórum de Responsabilidade Social Corporativo

Campos Gerais

O CPCE de Campos Gerais realizou na última terça-feira, 11/07, o VII Fórum: Cenário Econômico, Transparência e Cidadania, contou com a abertura de Rui Brandt , diretor geral do CPCE e Robson A Gravena (Gerente da Unidade SESI). A palestra de abertura foi realizada pelo professor Pedro Salanek Filho, que é conselheiro do CPCE Curitiba. Ele apresentou os dados da economia brasileira, tendências  e a importância da adoção das práticas sustentáveis nas empresas a partir dos seus processos para o compartilhamento de valores sociais, econômicos, ambientais e culturais.
Além da participação da coordenadora executiva do CPCE, contaram com a presença da Sra. Rosane Fontoura que apresentou a Agenda 2030 da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhada a Cidadania Empresarial de como as empresas precisam primeiramente conhecer os ODS, em sequência definir quais os ODS são prioritários, como alinhar os prioritários às estratégias de negócios e fazer a integração de todas as partes interessadas, também reportar as práticas realizadas. Além da cidadania empresarial, também falou da necessidade de resgatar a cidadania de todos os atores sociais conclamando os jovens presentes a praticarem ações de cidadania de forma engajada e voluntária.

No momento, estiveram presentes conselheiros, comunidade - em especial estudantes da Escola Bento Mussurunga - que faz parte de uma iniciativa de cidadania empresarial que nasceu entre quinze empresas da região com o objetivo de compartilhar experiências e promover a educação na formação de cidadãos e líderes sustentáveis na região que contribui com o objetivo da educação (ODS4) , com o propósito que este investimento social reflita direta ou indiretamente em aumento do Índice da Educação Básica de Desenvolvimento – IDEB daquela escola e na redução da evasão escolar no ensino médio.

As empresas adotaram a escola em junho deste ano e estiveram desenvolvendo diversas ações de revitalização, como, instalação de hortas, reforma da quadra esportiva, orientações com alunos sobre preservação do meio ambiente e para a participação neste encontro a empresa conselheira Expresso Princesa dos Campos disponibilizou o transporte para os participantes. A iniciativa evidência a importância dos valores compartilhados, uma comunidade forte significa uma indústria forte e consequentemente o desenvolvimento local sustentável.

Neste ano, o Fórum teve a programação estendida na Casa da Indústria no segundo dia, contando com a presença do Dr. Marco Antônio Guimarães, procurador jurídico da Federação da Indústrias do Estado do Paraná e gestor Programa de Compliance (Integridade) demonstrando como podemos desenvolver esse programa dentro das nossas organizações. Apresentou a Lei da Empresa Limpa (Lei nº 12.846/2013 , falou da importância da transparência e na Governança.  E concluiu-se que é preciso olhar o todo e formalizar as regras, estar atento que ao desenvolver um mapa de riscos, devemos atentar aos processos de operação, aos negócios, aos clientes, aos stakeholders, assumindo um compromisso de valor a sociedade.

“O evento realizado hoje na Casa da Indústria pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, teve excelente aceitação entre o empresariado presente. O palestrante Marco Antônio Guimarães tratou sobre o Programa de Compliance de forma fácil e didática, demonstrando a importância de as empresas estarem em conformidade e agirem com transparência.  Demonstrou de modo objetivo como elaborar e colocar em prática o Programa de Compliance, ressaltando de avaliar os riscos internos, estabelecendo um código de conduta, com regulamentos formais, de maneira a garantir não só a ética na Governança empresarial, mas também o bom relacionamentos com seus stakeholders. Nos dias atuais, em que vivenciamos a corrupção institucionalizada, é importante que as empresas saibam como demonstrar o seu comprometimento com valores éticos e morais. ” Darcy Miara Jr, diretor da FIEP.

Baixe a apresentação: Cenario_Economico_Pedro_Salanek.pdf