Cadeia de Valor16/05/2017

Equipe de Projeto Sustentabilidade na Cadeia de Valor inicia um programa de Visitas Técnicas.

Conselheiros visitam a Unidade do SESI na Cidade Industrial de Curitiba

No dia 11 de maio, a reunião de equipe de projetos Sustentabilidade na Cadeia de Valor, foi um pouco diferente, foi na unidade do SESI na Cidade Industrial de Curitiba – CIC, atendendo uma demanda de alguns conselheiros que tem suas plantas industriais naquela região, a equipe de profissionais de diversas empresas conselheiras foram recebidas pela a gerente da unidade Tânia Mara Rinaldi, e pelos coordenadores e analista: Marcos Pupo Thiesen,   Edson Vander Lopes e Ana Cristina de O. S Andrade com a presença do Diretor Geral do CPCE Rui Gerson Brandt. Nesta  reunião da equipe foi possível visitar a Casa Sustentável – Núcleo de Sustentabilidade e conhecer um pouco sobre o projeto do Fab Lab que será inaugurado em julho de 2017.

Na  Casa Sustentável o Sr. Marcos Pupo Thiesen apresentou detalhes da Casa Sustentável no aspecto da arquitetura sustentável: automação, wood Frame, energia fotovoltaica. Em setembro de 2013 o Senai lançou o Núcleo de Sustentabilidade, um projeto inovador no país que apresenta tecnologias e construções sustentáveis. O foco principal do Núcleo é propiciar um ambiente para debate e atividades relacionadas à educação para o Desenvolvimento Sustentável de estudantes, universidades, comunidade, empresas e indústrias, assim como, a interação entre a academia e as instituições públicas e privadas.  A empresa responsável pelo sistema construtivo woodframe foi a Tecverde. Na construção da casa contou-se ainda com a participação de mais de dez empresas parceiras. Em novembro de 2014 o Núcleo de Sustentabilidade recebeu o prêmio RCE Award Project Presentations at the 9th Global RCE Conference em Okayama, Japão

O Fab Lab da Indústria é uma iniciativa do SESI/SENAI/IEL da CIC apoiado pela diretoria de ambas as casas e está equipado com recursos qualificados de fabricação digital para dar suporte à pesquisa básica e ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. É um ambiente que estimula a criatividade, inovação e o trabalho colaborativo; com equipamentos e processos flexíveis de fabricação digital para a prototipagem de produtos.

Dentro da programação também os conselheiros tiveram a oportunidade de u conhecer um pouco da estrutura dos laboratórios  existentes naquela unidade. Os conselheiros gostaram da iniciativa de ir in loco conhecer as boas práticas e a partir de agora as visitas técnicas estarão sendo incluídas na agenda do CPCE em Curitiba, já que nos municípios de Ponta Grossa, Maringá e Londrina esta atividade já vinha sendo realizada.

Conheça mais . http://www.senaipr.org.br/nucleo-de-sustentabilidade/