Incentivos Fiscais15/05/2017

Novos integrantes do CPCE apresentam suas organizações

Contribuições nas áreas de cidadania, investimento social privado, OSCIP e voluntariado vem somar no CPCE

No dia 10 de maio foi realizada reunião de Equipe de Projetos Incentivos Fiscais, na ocasião estiveram apresentando suas instituições a União dos Escoteiros do Brasil com o Sr. Felipo Nichetti, o Instituto Ajuda Paraná com  Patrícia Valente Haj Mussi, o Instituto Prathivys com Aziyadee Deshon  e Um Teto para meu País  com  Lucas Kogut.

A Instituição União dos Escoteiros do Brasil , fundada em 1924  tem aproximadamente 92.029 associados,  sendo que no Paraná existem vários grupos, a apresentação foi interessante no sentido que o Sr. Felipo mostrou a profissionalização que existe no movimento e as formas como está organização se mantém atuando em prol do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.

O Instituto Ajuda Paraná é uma gestora de investimentos sociais que auxilia empresas e famílias a apoiarem as melhores iniciativas sociais do Estado. Dentre as empresas atendidas pelo instituto 38% são da Educação, Saúde (13%), Acolhimento(9%), Cultura e Arte(7%), Apoio a Gestão Pública(4%), Apoio a Gestão de Organizações do Terceiro Setor(4%) Meio Ambiente (2%)  e Esporte(5%).

Instituto Prathivys  é uma OSCIP que trouxe reflexões sobre a transparência para que estas organizações possam exercer suas atividades, demonstrou o termo de oneração e citou alguns mecanismo existentes de controle das OSCIP com suas frequentes auditorias. Aziyadee  trouxe um caso concreto de uma empresa no Setor de Varejo que pode fazer a responsabilidade social corporativa ao identificando a causa de absenteísmo e alto turnover das mulheres da empresa, devido a preocupação de como deixar seus filhos sozinhos em casa.

Outra instituição que veio somar no CPCE é a Um Teto para Meu País,  Lucas começou trazendo a reflexão que a pobreza é multidimensional, além da desigualdade de renda, que implica na violação dos direitos sociais civis , políticos, insegurança e risco, ausência e precariedade dos serviços públicos, trabalho informal e também a pobreza se apresenta em moradias inadequadas.  Teto está no Brasil há 10 anos atuando nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.  Nestes anos foram mobilizados aproximadamente 50.000 pessoas na construção de 3.000 moradias de emergência dentre outros resultados.  Sua participação no Conselho poderá trazer um olhar mais cuidadoso para essa problemática social.

Segundo a Coordenação Executiva do CPCE, existem muitas experiências e práticas que podem e devem ser compartilhadas para fortalecer as organizações da sociedade civil. Assim como o CPCE a organização União de Escoteiros fomenta a cidadania,  a  presença do Instituto Ajuda Paraná será muito importante para agregar no debate do Investimento Social Privado, o Instituto Prathivys  poderá contribuir na disseminação das características de uma OSCIP e aprimorar suas práticas conforme vai atuando nas causas sociais e a Teto agregará muito quando mostra de como mobilizar mais de 50 000 pessoas voluntárias em uma causa tão importante quando a dignidade de moradia.

Ao todo no estado do Paraná existem 28795 Organizações da Sociedade Civil – OSC , sendo  6.980 em Curitiba, seguida de Maringá e Londrina com 4519, na Região Sudoeste são 2597  e na Região Oeste com 2030 . São organizações que encontram-se em diferentes estágios de organização que devem se aprimorar para continuar cumprindo suas missões em prol do desenvolvimento sustentável juntamente com as demais partes interessadas:  o governos, empresas e a sociedade civil.

Depois das apresentações a equipe de projetos, trabalhou,  na programação do próxima agenda da equipe em agosto, por ocasião da Semana Nacional pela  Cidadania  e Solidariedade.  Todas as instituições estão convidadas a realizar ações em prol dos ODS na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e as mesmas podem ser registradas no seguinte endereço : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQgbeAUNMOvHz3ahMYZ5domC9SmpYL7xoRmSQ62ZmPcv6qiA/viewform?c=0&w=1