Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Educando15/05/2017

Formação dos professores universitários é tema de diálogo no CPCE

Na agenda da semana de reuniões de equipe do CPCE no tema Educando na Sustentabilidade contamos com a participação especial do Prof. Adelar Hengemühle, pós-doutorando pela Florida Christian University – EUA e  autor de 7 obras, tendo lançado nesse mês o seu último livro Futuro da Educação: Resgate da Natureza Humana. 

 

O tema tratado foi  a "Formação de Professores Universitários no Contexto do Século XXI", o professor trouxe algumas  tendências na educação a saber: expandir o pensamento  de   dentro para fora, necessidade do fortalecimento da inteligência emocional e cognitiva dos alunos, fomentar o desenvolvimento da mente investigativa , formar as habilidade reflexivas, buscar uma aprendizagem significativa e útil para aquele que aprende, desenvolver a educação a partir de um contexto problematizado, implementar metodologias ativas, dialógicas e colaborativas, trabalhar com foco nos alunos e suas realidades; dentre outras.

 

Esta equipe de projeto vem há quatro anos contribuindo mensalmente com a elaboração de artigos para o Blog Giro Sustentável  da Gazeta do Povo. Os artigos apresentados   tratam a sustentabilidade no viés econômico, ambiental, social e cultural dentro da plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS. O penúltimo artigo tratou da Educação na Centralidade do Desenvolvimento Sustentável que foi elaborado por Wanda Camargo da Unibrasil, tema de grande importância para os presentes que tem o desafio de instigar os seus pares para uma transformação da educação, com mais significado e envolvimento dos alunos em ações de transformação, como afirma a prof. Wanda “Sem um bom sistema educativo é impossível pensar em cidadania, na qual os princípios de universalidade e equidade estão associados ao exercício da justiça”.  A última postagem foi do Sr. Hugo Weber sobre O Ciclo de Vida Sustentável de Produto 


Nesta reunião tivemos a presença das Faculdades Santa Cruz, FAE, Grupo Opet, ISAE, J Valério (Faculdades Dom Cabral), UFPR, Unibrasil, UTFPR, UTP,  instituições do ensino superior interessadas em debater o tema da sustentabilidade, assim como outras instituições que fazem parte desta equipe, na maioria dessas instituições são signatárias do Pacto Global e algumas são do PRME-  Princípios da Gestão Empresarial Responsável; duas importantes plataformas que trazem princípios importantes para tratar do tema da sustentabilidade. 

Depois da apresentação a equipe de projeto, trabalhou,  na programação do próxima agenda da equipe em agosto, por ocasião da Semana Nacional pela  Cidadania  e Solidariedade.  Todas as instituições estão convidadas a realizar ações em prol dos ODS na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e as mesmas podem ser registradas no seguinte endereço : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQgbeAUNMOvHz3ahMYZ5domC9SmpYL7xoRmSQ62ZmPcv6qiA/viewform?c=0&w=1