Educando13/04/2017

Sustentabilidade Econômica foi tratada por José Pio Martins

Conselheiro profere palestra na Reunião Inter Núcleo do CPCE

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, realizou no dia 12 de abril, a palestra Sustentabilidade Econômica com José Pio Martins na reunião inter núcleo que contou com a participação de mais de 50 organizações conselheiras. Nesta ocasião estava presente o Diretor Regional de Cascavel  Gilberto Bordin, os Diretores de Maringá Paulo Pereira Lima e Sérgio Baccarin.

A abertura foi realizada pelo Diretor Geral do CPCE, Rui Brandt e a palestra tratou de temas que interferem na Sustentabilidade Econômica:  a questão da pobreza, da taxa de produtividade brasileira, do custo Brasil, o boom populacional, a migração da população para as cidades, mostrando que para melhorar o Brasil é fundamental o crescimento econômico.

Para o professor o crescimento econômico necessita de um ambiente favorável,  onde podemos encontrar as seguintes condições: Estado de Direito, Liberdade Econômica, regras claras e estáveis, simplificação das relações trabalho/capital, estabilidade de moeda, boa gestão de contas públicas, carga tributária simples e moderada e finalmente uma justiça eficaz.

Segundo o conselheiro Pedro Salamek da PSG Editora, a apresentação foi uma abordagem sistêmica que tratou de diversos problemas econômicos brasileiros que influenciam diretamente na consolidação da sustentabilidade no país. O palestrante enfatizou, com muita propriedade, as limitações físicas (estruturais), humanas e tecnológicas que dificultam o efetivo desenvolvimento brasileiro.

Após a palestra vários conselheiros tiveram oportunidade de direcionar perguntas especificas ao palestrante.

Confira aqui a apresentação