Incentivos Fiscais09/03/2017

Café da Manhã com Contadores

Parceiros em prol do Social: CPCE, CRC , Receita Federal e F A S falam sobre a importância da Destinação Fiscal
clique para ampliarGrupo de participantes (Foto: Diogo Stafin)

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE conselho temático da Federação das Indústria do Estado do Paraná – FIEP e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná – CRC PR promoveram, no dia 08 e março o Café da Manhã com os Contadores.  O evento, que contou com a presença de representantes de mais de 60 empresas, escritórios contábeis e organizações sociais, teve como foco a Destinação de Impostos para Projetos Sociais.

O evento começou com a apresentação dos Aspectos Técnicos da Destinação dos Incentivos Fiscais - Narciso Doro - Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná – CRC PR, que deixou claro aos participantes a necessidade de trazer mais contadores para esta prática cidadã.   O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná – CRC PR é parceiro antigo do CPCE na causa da destinação.

Na sequência, foram tratados os impactos dos incentivos fiscais nas Organizações Sociais, pelo Sr. Marco Aurélio de Freitas Margarida – COMTIBA/FAS, além dos quadros demonstrativos dos valores financiados nos diversos fundos. O Sr. Margarida trouxe depoimentos, do quão importante é o recurso para as organizações voltadas as crianças, adolescentes e idosos. Estes recursos garantem para a sociedade os seguintes benefícios:

• Maior participação e envolvimento no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e pessoais da criança e do adolescente.
  • Consolida a proposta de trabalho da OSC
  • Fortalece a interação entre a OSC e os patrocinadores
  • Complementa a execução da atividade que as entidades já realizam
  • Qualifica o serviço desenvolvido, pois permite implementar as atividades
  • Desenvolvimento de novos projetos pontuais
  • Amplia a capacidade de atendimento da OSC
  • Possibilita a manutenção dos serviços, com qualidade
  • Promove o restabelecimento de vínculos, comunitários, familiares e sociais
  • Possibilidade de menor dependência de recursos oriundos do poder público
  • Possibilidade de desenvolvimento de novas metodologias científicas

Para o  auditor Ângelo José de Medeiros Baptista -Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil na Delegacia da Receita Federal em Curitiba/PR , o encontro foi uma grande oportunidade para esclarecer a legislação pertinente às doações incentivadas de imposto de renda devido, como fazer esta destinação de recursos e os cuidados a tomar para evitar que haja retenção em Malha Fiscal em função das doações realizadas. Deste modo, a Receita Federal contribui para o desenvolvimento da cultura de incentivo a doações que beneficia  nossa própria comunidade ao gerar renda e empregos que beneficiarão nossa população.

O diretor geral do CPCE, Sr. Rui Brandt encerrou o evento tratando da importância da destinação das causas sociais, sendo um exemplo de voluntariado inteligente, aquele que destina recursos financeiros para projetos locais e promovem o desenvolvimento local.

Chegou-se à conclusão que a cultura da destinação de imposto tem sido promovida, mas ainda há um grande potencial para ser trabalhado em Curitiba, que gira em torno de 130 mi. ao ano.   Saiba mais aqui     https://www.fiepr.org.br/cpce/destine-seu-ir-para-projetos-sociais-2-18479-237420.shtml

Palestras:

Narciso Doro

Marco Aurélio de Freitas Margarida

Ângelo José de Medeiros Baptista

clique para ampliarPalestrantes do CRC e Receita Federal (Foto: Alexandre Fraga Corrêa)