Investimento Social08/11/2016

Engajamento das Causas e Investimento Social Privado na agenda do CPCE

IDIS participa de evento do CPCE

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) esteve reunido para apresentar os resultados parciais de 2016 aos integrantes das Equipes de Projetos – EP: Educando na Sustentabilidade, Sustentabilidade na Cadeia de Valor e Incentivos Fiscais. Representantes de 55 empresas estiveram presentes em evento dirigido pelo diretor geral do CPCE, Rui Brandt . Na programação, Paula Jancso Fabiani, diretora-presidente do IDIS, ministrou palestra sobre a Era do Engajamento das Causas e Investimento Social Privado, alertando sobre a importância do cunho social que as empresas precisam ter.

Para Paula, é esperado das empresas um comprometimento social, uma forma de engajar em projetos que alterem a filantropia hoje no Brasil. “Há uma variação de ramos para investimento social. Agora, onde investir é muito particular de casa empresa. É preciso ver qual a vocação, estar alinhamento ao propósito do que a empresa quer mudar na sociedade e a partir daí, definir projetos”, explica

Ela conta também que o interessante é que os empresários mantenham-se fieis às causas iniciais, para que os resultados possam ser mensurados de forma mais tangíveis. Paula ainda ressalta que os indivíduos devem estar ligados a uma causa independente de fazerem parte ou não de uma empresa. Atualmente, 46% dos brasileiros doam entre R$ 20 e R$ 40 mensais para organizações sociais, um total de R$ 13,7 Bilhões de doações em 2015.

Ela explica que há diversas formas as empresas perceberem o retorno desse tipo de investimento. “Quando se dedica a uma causa, o resultado se mede na imagem que o consumidor passa a ter de sua empresa, além também de engajar mais os colaboradores de sua marca, visto que o público interno é fundamental no processo de fortalecimento”. Outras formas de perceber retorno é no melhor relacionamento com a comunidade, no desenvolvimento de competência de funcionários, na construção de parcerias importantes e na diferenciação de marca que a empresa constrói.

A próxima agenda do CPCE será exclusiva para os conselheiros e contará com a participação da representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

Apresentação da palestrante AQUI