EP Incentivos08/11/2016

Incentivos Fiscais para a Cultura é o tema do Encontro

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – Regional Campos Gerais, instituição ligada a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, promoveu no dia 09, o II Fórum de Desenvolvimento Empresarial – Incentivos Fiscais em parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o evento aconteceu nas dependências do SESI Ponta Grossa e contou com a presença de artistas e conselheiros  do CPCE.

Marcaram presença na abertura: Sr Fernando Durante (Pres da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa), Sr. José Luiz Fiani (Secretário de Cultura do Estado do Paraná), Sr. Rui Gerson Brandt (Diretor Geral do CPCE e Pres. Do Sindicato Patronal de Papel e Celulose), Iclea Maria Saliba Cunha (Conselheira do CPCE Campos Gerais), Sr. Gustavo Horn (Delegado da Receita Federal), Sr. Odair Bonfim (Delegado da Receita Estadual) e Sr. Darcy Miara Jr (Diretor da FIEP e Pres Sindicato da Panificação dos Campos Gerais)

Com intuito de fomentar o empresariado a apoiar projetos incentivados pelas leis vigentes, o CPCE elaborou  um Catálogo de Incentivos Fiscais com informações sobre as leis federais, estaduais e municipais, buscando um olhar do empresariado , pois além dos eixos econômico, ambiental e social , o eixo cultural promove o desenvolvimento local sustentável.

A palestra principal foi sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice, apresentado pelo secretário de Estado da Cultura do Estado, veio mostrar ao empresariado local uma nova oportunidade de apoio a projetos culturais, para os contribuintes do ICMS.

Alessandra, conselheira do CPCE e diretora de projetos da Fundação de Cultura, comenta, foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade por meio do lançamento do catálogo e da participação do secretário de Cultura do Paraná de traçar um panorama sobre as possibilidades que as empresas têm de utilizar os incentivos fiscais para ampliar as ações que já desenvolvem voltadas à cidadania. O Profice, em especial, é um importante programa que permite às empresas utilizarem o ICMS para apoiarem projetos culturais dos artistas paranaenses.  Ele tem a possibilidade de gerar um grande fomento à produção artístico-cultural no Paraná, mas para isso é necessária a adesão das empresas.

O Sr Rui Brandt, diretor geral do CPCE  falou que apoiar Projetos Culturais faz parte da Cidadania Empresarial e o catálogo de Incentivos Fiscais foi uma iniciativa do Conselho para facilitar o entendimento das Leis e dos Fundos existentes e possibilita a empresa destinar recursos para projetos locais na área da cultura, assistência, esporte e saúde prioritariamente.

Conheça mais PROFICE  http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1253