Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Reatiba06/10/2016

Deficiência é parte da diversidade humana, diz especialista na 9ª edição do Reatiba

 

clique para ampliarclique para ampliarPalestra de Reinaldo Bulgarelli no 9º Reatiba (Foto: Galtieri Oliveira)

Em palestra realizada durante a 9ª edição do Reatiba- Inclusão e Diversidade, no último dia 21 de setembro, evento voltado para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o consultor e especialista em diversidade Reinaldo Bulgarelli afirmou que a diversidade está presente em todas as pessoas e que a deficiência ajuda no fortalecimento da identidade da empresa. Ele citou leis e tratados internacionais que preveem os direitos para pessoas com deficiência. O evento ainda contou com palestra da auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti.

Segundo Bulgarelli, as pessoas com deficiência não podem ser separadas daquelas que não apresentam deficiência. “A deficiência é parte da diversidade humana. É uma entre as muitas condições que existe entre todas as nossas características”, afirma. Na palestra, o consultor mostrou que a contratação de pessoas com deficiências deve tornar o ambiente de trabalho mais aberto, inclusivo, acessível e respeitoso.


Bulgarelli lembrou que há dez citações de pessoas com deficiência nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em contradição, na opinião do consultor, tem-se criado “desigualdades insustentáveis” que não trazem a inclusão de todas as pessoas. Para melhorar essa situação nos ambientes de trabalho, ele defendeu que as empresas façam grupos de trabalho com articulação entre os setores do local.

Em Curitiba, segundo a Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, houve avanço na contratação de pessoas com deficiência,  especialmente devido à feira da empregabilidade. Em 2016, como forma de aproximar ainda mais esses profissionais dos gestores de recursos humanos, a feira foi descentralizada e realizada em várias regionais no mês de julho.

Legislação

 

Durante a palestra “Reflexão sobre a legislação brasileira e as auditorias”, a auditora da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti, destacou o cumprimento da legislação para pessoas com deficiência. Ela explicou que somente a partir de 2006 as empresas começaram a ser multadas por irregularidades na contratação de pessoas com deficiência. O objetivo das auditorias, segundo  Fernanda, é que a lei assegure e promova esses profissionais, de modo que eles possam se desenvolver internamente nas empresas.

Case de sucesso

O diretor da Cia de Cimentos Itambé, Roberto Ferro, comentou sobre a implementação de um programa que promove a visibilidade de pessoas com deficiência. “Vimos a necessidade de adaptar nossa empresa para receber esses profissionais ao nos depararmos com o tamanho da porta, inadequada para um cadeirante. A partir daí, criamos comitês internos que, além de avaliarem os ambientes que precisariam de adaptações, fizessem um forte trabalho de conscientização”, finalizou Ferro.

 O evento também contou com a participação de atletas paraolímpicos da Seleção de Vôlei compartilhando suas experiências e stands de conselheiros que tratam da causa da inclusão das pessoas com deficiência.

 

Confira aqui as palestras:

Reinaldo Bulgarelli

Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti

Mirella Prosdócimo

 Confira a galeria de fotos do 9ª Reatiba, aqui.