Campos Gerais24/08/2016

Responsabilidade Compartilhada para o alcance do Desenvolvimento Sustentável

Diretora Regional Sra Indianara MilleoNo dia 17 de agosto, a Diretora Regional do CPCE a Sra Indianara Milleo abriu  em Ponta Grossa a VI edição do Fórum RSAC (Responsabilidade Socioambiental Corporativa )do CPCE Campos Gerais reunindo boas práticas referente a Logística Reversa e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS, levantando ações de Responsabilidade Compartilhada que atinjam o tripé sustentável: econômico, social e ambiental, pautados na Agenda 2030 da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS  que prevê nos objetivos 12(padrões de produção), 13 (mudança do clima) 14(recursos marinhos)  e 15(ecossistemas terrestres) ações de preservação ambiental  mais focadas para a construção de um planeta mais sustentável.

A palestra central foi proferida pelo Coordenador de Sustentabilidade da Cargill, Sr Fernando Janizello que contou como a empresa que produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Com 9 mil funcionários no Brasil, presença em 16 Estados, 156 municípios, 19 fábricas, 182 armazéns, 22 escritórios, 5 terminais portuários, 1 Centro de Inovação. A Cargill conduz seus negócios de modo a proteger a natureza e aprimorar continuamente o uso responsável dos recursos naturais. Para isso, desenvolve boas práticas  de responsabilidade social corporativa .

Programa Ação Renove(Cargill) - Oferece ao consumidor uma alternativa simples e prática de destinar de forma adequada o óleo vegetal pós-consumo, evitando o descarte em ralos, pias ou em bueiros, que além de contaminar a água, entope os esgotos das casas e rede pública, com objetivo de potencializar o envolvimento de empresas, setor público, terceiro setor e consumidores em um compromisso conjunto a favor da qualidade de vida e da preservação ambiental, por meio da reciclagem do óleo de cozinha usado.  A Secretaria Mun. de Meio Ambiente por meio da Sra Patricia Hilgemberg, apresentou o projeto de disponibilização de Posto de Entrega Voluntária - PEV em toda a cidade para a entrega de resíduos sólidos recicláveis pela população. O  case da Indústria Meiwa fabricante de embalagens em isopor, contando sobre o projeto de reciclagem da bandeja de isopor em Ponta Grossa. No ano passado, em parceria com o SINEPE (Assoc. das Escolas Particulares) esteve promovendo ação educacional nas escolas particulares. O projeto implantou uma máquina para a reciclagem deste resíduo, integrando as diversas associações de Ponta Grossa. Atualmente a máquina está localizada na Associação ACAMARO.   A startup Manancial está incubada na UTFPR e  tem a proposta de reciclagem de fibra de  vidro para a produção de inúmeros utensílios, móveis, placas de sinalização viária e até materiais para a área de construção civil.

As tratativas para destinação correta dos resíduos já vem ocorrendo há alguns anos, por meio do cumprimento da lei municipal que surgiu antes mesmo das leis estaduais e federais, comentou também da importância do evento que veio agregar conhecimento. Conselheiro Sr. Paulo Veiga do Sindicato da Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (Sindpan)

Segundo a coordenadora executiva do CPCE Rosane Fontoura o Fórum foi um sucesso, pelo aprimoramento do tema tratado que é  de grande relevância para as indústrias locais, pelo indicador do envolvimento dos conselheiros e participação da comunidade em geral.