Reunião Inter Núcleo19/08/2016

Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Votorantim

Sr. Mario Fontoura apresentando as boas práticas da VotorantimNo dia 19 de agosto foi realizada a reunião de Inter núcleo com a participação especial  da Votorantim  Cimentos, com a palestra Sustentabilidade na Cadeia de Valor. A Votorantim ocupa o primeiro lugar no ranking nacional e o oitavo do mundo de empresas de materiais de construção – está presente em 14 países, participa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD),do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável(CEBDS)e doConselho Paranaense de Cidadania Empresarial(CPCE).

O Diretor de Operações da Regional Sul, Mario Fontoura, apresentou as Regras Verdes da Organização, que foram desenvolvidas com base nos princípios da Política Ambiental para facilitar o seu entendimento e disseminação a todos os funcionários da companhia. São elas:

• Proteger e respeitar o meio ambiente – ar, terra e água;
  • Proteger espécies da nossa biodiversidade – flora e fauna;
  • Minimizar a geração de resíduos – reuso, reciclagem e destinação responsável;
  • Maximizar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa – produção, transporte e operações de apoio;
  • Monitorar continuamente os impactos ambientais e desenvolver um plano para definir metas de redução;
  • Comprometer-se como uso do mais alto nível de tecnologia de controle de poluição, sempre que possível;
  • Respeitar cavernas e sítios culturais, geológicos, históricos, paleontológicos e arqueológicos;
  • Dialogar abertamente. Respeitar vizinhos e partes interessadas;
  • Reduzir o uso de matérias-primas virgens sempre que possível. Maximizar o uso responsável e eficiente de recursos;
  • Reabilitar áreas durante a operação e após o fechamento.

Ainda foram apresentados os produtos sustentáveis da empresa, as iniciativas para o aumento da eficiência energética, a redução de emissão de gases, a prática do monitoramento ambiental e alguns dados da gestão ambiental, gestão da água e programas de segurança, relacionamento com a comunidade. Os principais projetos sociais apoiados em 2015 foram os seguintes:  Conselhos – Grupos de Participação Comunitária; Programa ReDes, apoio à Infraestrutura Pública, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores e Programa de Encadeamento Produtivo, Programa de apoio à Gestão Pública, Parceria Votorantim pela Educação - PVE e apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Geralmente temos ouvido explanações sobre projetos de sustentabilidade que são feitos fora dos muros das empresas e seus reflexos na comunidade em que estão inseridas. Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer uma história de planejamento, determinação e empenho para implantar numa indústria cimenteira a cultura da sustentabilidade, baseada no tripé que norteia o assunto: responsabilidade social, ambiental e econômica. Parabéns engenheiro Mário pela sua valiosa contribuição neste processo!”, disse Ezilda Furquim Bezerra, representante da Caltec.

Para o engenheiro  Carlos Henrique Machado do Sindicato da Indústria da Construção Pesada - SICEPOT do Paraná a apresentação do Grupo Votorantim foi de fundamental importância para quem analisa a sustentabilidade na cadeia de valor, pois demonstra que mesmo as grandes corporações adotam muitas vezes soluções simples, mas de excelente resultado quanto a efetividade. O equacionamento entre os funcionários próprios e os terceirizados, em relação a integração com a empresa, em relação a treinamento de segurança e questões ambientais, demonstram responsabilidade e comprometimento com o resultado buscado.

Mario Fontoura respondeu ainda algumas perguntas sobre o coprocessamento  de 520 mil t de pneus inservíveis, equivalente a 100 milhões de pneus de automóveis, e outros materiais, a Logística Reversa também foi tratada pelo palestrante.