Sustentabilidade11/05/2016

Design Thinking para a sustentabilidade é tema de palestra em Curitiba

Professora de Zurich colocou a sustentabilidade como necessária para a visão de futuro

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) realizou ontem (10), no Campus da Indústria, em Curitiba, em parceria com a UFPR, a palestra Design Thinking para a Sustentabilidade, ministrada pela chefe de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da ZHAW Zurich University of Applied Sciencies, professora doutora Merja Hoppe. Participou do evento ainda o professor PhD da UFPR, Farley Simon Nobre.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes durante a palestra. (Foto: Divulgação)

O objetivo da palestra foi relacionar como os processos e critérios do Design Thinking podem contribuir com ações e projetos na área de inovação e sustentabilidade. “Precisamos pensar no que as pessoas realmente necessitam e trabalhar para dar uma resposta inovadora, possível e sustentável para a sociedade”, destacou Farley.

A professora Merja destacou algumas questões relacionadas ao Design Thinking como a economia circular que promove um melhor aproveitamento dos recursos naturais, evitando o desperdício, a visão de futuro, megatendências e a ação.

“Precisamos otimizar o sistema social, repensar o consumo de energia, ter responsabilidade climática e promover a geração de empregos”, destacou Merja. Para ela, os processos e modelos de negócios podem utilizar os conceitos do Design Thinking para se tornaram sustentáveis.

“A palestra demonstrou como a junção da inspiração, da empatia, da visão sistêmica e da paixão pela problemática, podem impulsionar inovações para o futuro que queremos criar e o mais importante: como vamos desenhar este cenário inspirador”, destaca o presidente do Sinpacel, Rui Gerson Brandt.

“Tenho tido a oportunidade de constatar, junto à comunidade acadêmica e econômica internacional, que a sustentabilidade é essencial para tomada de decisões em ambientes corporativos e educacionais e o CPCE está no caminho certo”, disse a professora da UTFPR, Sonia Ana Leszczynski.

A coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura,  apresentou o status de todos os projetos do CPCE entre eles: Incentivos Fiscais, Sustentabilidade na Cadeia de Valor, Educando para a Sustentabilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Apresentação Merja Hoppe

Apresentação Farley Simon Nobre