Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver.
Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos.
Exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender.
Urge humanizar a educação, conceber novas construções socais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral.
Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável.
A educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência e diálogo, enquanto condições de aprendizagem.
Será oportuno falar de novas construções sociais.
A partir do que somos, do que sabemos e do que sabemos fazer, urge afirmar a possibilidade de conceber ?comunidades de aprendizagem?.
Participem!