Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




15/12/2016

Reunião EP - Educando na Sustentabilidade - Antonio Nóvoa

  • DATA: 15/08/2017
  • HORA: 08:30 ÀS 10:30


Reitor da Universidade de Lisboa fala sobre Educação em Curitiba

 

Palestra será realizada dia 15 no Campus da Indústria do Sistema Fiep

 

 

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Fiep, recebe no dia 15 de agosto o reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa.

 

Catedrático do Instituto de Educação da mesma universidade, Sampaio da Nóvoa faz palestra sobre Educação, um dos assuntos de seu maior interesse. “A Educação e uma visão ampla de mundo” é o tema em torno do qual se reunirão educadores e profissionais da área, interessados em ajudar a construir a educação do século 21.

 

Para o reitor, "pensar a educação é, sempre, construir um duplo raciocínio: individual e coletivo”. Do ponto de vista individual, a educação deve servir para abrir novos mundos às crianças e aos jovens, e não para os fechar nos seus lugares de nascimento. “Não há educação se não sairmos do nosso lugar, se não adquirirmos os instrumentos (conhecimentos, disposições) que nos permitam viajar”, frisa Nóvoa.

 

Já do ponto de vista coletivo, a educação deve servir como elemento de ligação das sociedades (coesão social) e como elemento de promoção do desenvolvimento (inovação econômica). “Mais do que perante ‘sociedades do conhecimento’ estamos, hoje, perante ‘sociedades da aprendizagem’, no sentido da proposta de Joseph Stiglitz: ‘Se é certo que a produtividade é o resultado da aprendizagem e que os incrementos na produtividade (aprendizagem) são endógenos, então um ponto central das políticas deveria ser aumentar a aprendizagem no interior da economia’”, acrescenta o reitor.

 

O catedrático conclui que é nessa dupla perspectiva que se deve pensar criticamente a educação no século 21.

 

Programação

 

A palestra do reitor da Universidade de Lisboa será realizada no auditório Caio Amaral, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, a partir das 08:30.  Uma abertura do evento está programada com a presença do superintendente do Sesi e do IEL e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares, e do diretor geral do CPCE, Rui Brandt.

 

De acordo com Brandt, o nome de Nóvoa foi indicado por representantes de universidades paranaenses que compõem o grupo Educando para a Sustentabilidade, do CPCE, pela importância do trabalho que ele realiza em benefício da Educação.

 

“Sampaio da Nóvoa é uma referência internacional, um nome importante na mudança que se pretende, uma vez que pensa a Educação como uma alavanca na transformação necessária à sociedade”, afirma Brand

Ainda segundo o diretor, as pessoas ligadas à área da Educação, sobretudo professores, precisam se envolver e se comprometer com essa transformação para que a Educação do próximo século realmente promova mudanças no país.

 

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.fiepr.org.br/cpce



Antonio Nóvoa 


António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, é um professor universitário português, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.  É autor e coautor em mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores.

 

 Inscrições aqui.