14/09/2020

O comércio exterior não pode parar

África do Sul enxerga oportunidades de negócios com o Paraná apesar da crise internacional gerada pela pandemia

O Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios, esteve reunido com o Cônsul Geral da África do Sul, Sr. Malose Mogale, na última sexta-feira, 11 de setembro. Na ocasião o Consulado demonstrou interesse em manter ativa as relações bilaterais com o Brasil, apesar dos desafios enfrentados diante da crise internacional gerada pela pandemia do novo coronavírus.

O país que já atravessou o pico de contaminações e agora está em uma onda de redução de casos, organiza-se para a reabertura da economia e das relações internacionais. Com um mercado de aproximadamente 57 milhões de habitantes e um PIB agregado de US$ 350 bilhões, a África do Sul é um dos principais destinos de investimentos estrangeiros na África, dada suas vantagens logísticas e de infraestrutura, intensificadas pela participação na União Africana, organização que promove a integração dos países africanos e é guiada pelo objetivo de estabelecer um acordo de livre comércio de âmbito continental.

Dentre os setores convergentes entre o Paraná e África do Sul estão alimentos e bebidas, automotivo, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação e eletrônicos, siderurgia, mineração e químicos. O país também busca investimentos em infraestrutura, energias renováveis e tecnologias limpas, além de importar do Brasil, produtos como madeira, papel e aeronaves.

O Gerente Executivo de Relações Institucionais e Assuntos Internacionais do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, destacou a importância de “somarmos esforços para manter o comércio exterior pulsante” já que o comércio internacional é primordial para a garantia de sobrevivência de muitos setores industriais e deve ser promovido, especialmente em tempos de crise.

Para isso adaptações no modo de fazer negócios são esperadas e as empresas brasileiras precisam estar preparadas para a nova realidade. Uma das possibilidades de promover o comércio internacional são as chamadas Rodadas de Negócios Virtuais que permitem a interação entre empresas ao redor do mundo sem a necessidade de deslocamentos. Conforme apontado por Reinaldo Tockus, “possivelmente essa é uma ferramenta que veio para ficar e as empresas paranaenses podem contar com o apoio do Centro Internacional de Negócios que tem como papel viabilizar essas interações.”

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR