25/07/2018

Com presença de cônsul, Expo Paraguai Brasil é lançada no Campus da Indústria

Com a presença do cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, foi lançada, no Campus da Indústria, a Expo Paraguai Brasil, maior feira multissetorial, que promove o intercâmbio comercial entre os dois países. O lançamento aconteceu durante o Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimento Paraguai-Paraná, promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). A ocasião também contou com palestras direcionadas a empresários que pretendem investir no país vizinho.

Durante a abertura, o vice-presidente da Fiep, Paulo Pupo, que coordena o Conselho Temático de Negócios Internacionais da entidade, destacou as oportunidades existentes para ampliação das transações comerciais entre Paraná e Paraguai. ?Temos um potencial muito grande de crescimento em nossa balança comercial, principalmente no que se refere a produtos manufaturados?, disse. Para ele, o ambiente de negócios criado no país vizinho deveria servir de exemplo para o Brasil. ?Quando olhamos para o dever de casa que nosso governo precisaria fazer, vemos que o Paraguai já fez, o que tem atraído muitos investimentos?, declarou.

Pupo ressaltou, ainda, que a negociação direta entre empresas paranaenses e paraguaias, como possibilitado pelo seminário, pode ser muito mais eficiente do que grandes negociações em bloco, como a que vem ocorrendo entre Mercosul e União Europeia. ?As negociações em bloco são cada vez mais difíceis, por isso a integração entre Paraná e Paraguai têm maiores chances de sucesso. A balança comercial é feita de acordos bilaterais e negociações diretas, e é isso que estamos proporcionando aqui?, afirmou.

O cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Salvador Meden Peláez, ressaltou que, apesar de estar atraindo cada vez mais empresas brasileiras, seu país não tem o objetivo de, eventualmente, tirar investimentos do Paraná. ?O Paraguai está fazendo um bom trabalho em relação ao seu ambiente de negócios, mas não quer concorrer com o Paraná. O que queremos é uma integração de nossas cadeias produtivas?, disse.

Matéria retirada do site: http://agenciafiep.com.br/2018/07/02/com-presenca-de-consul-expo-paraguai-brasil-e-lancada-no-campus-da-industria/

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR