Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/04/2018

Seminário Técnico na Baviera Sobre o Tema de Energias Renováveis

SEMINÁRIO TÉCNICO NA BAVIERA PARA ESPECIALISTAS, GESTORES E EXECUTIVOS DO BRASIL SOBRE O TEMA DE

 ENERGIAS RENOVÁVEIS (4 dias)

Com visita à Feira Internacional de Tecnologia Fotovoltaica INTERSOLAR em Munique (2 dias)

 

Data 16. ? 23.06.2018

 

 

Histórico

 

O Brasil é extremamente apto para o uso de energias renováveis. O potencial hídrico já é intensamente aproveitado, constituindo a principal fonte de energia elétrica. A biomassa, por sua vez, é fortemente usada para a produção de biocombustíveis/etanol e para a geração de energia elétrica.       

O aproveitamento da energia eólica, pelo contrário, está avançando a passos largos. Grandes parques eólicos estão sendo construídos no litoral nas regiões Sul e Nordeste do País.   

Enquanto a energia eólica e hidrelétrica precisa, para sua geração, de instalações com infraestrutura e tecnologia em grande escala, do tipo de usinas convencionais que produzem energia de forma centralizada e abastecem a rede, o aproveitamento de energia solar e biomassa oferece a oportunidade de uma geração de energia descentralizada. Em um país que com seu território de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados é quase 24 vezes maior que a Alemanha, essas fontes de energia podem contribuir de forma decisiva para o abastecimento energético em áreas muito remotas.  

O uso de energias renováveis para a geração de energia elétrica possui uma forte tradição na Baviera, particularmente no aproveitamento do potencial hídrico. Além de fontes como recursos hídricos, são aproveitadas para a geração de energia elétrica especialmente a biomassa, a energia fotovoltaica, eólica e, de forma crescente, também a geotermia.         

A Baviera conta com mais de 950 empresas que se dedicam à tecnologia ambiental, quase 200 delas especializadas na área de energias renováveis[1]. Muitas das empresas já atuam em nível internacional.   

Entre a Baviera e o Brasil existe, portanto, um enorme potencial para a cooperação, que deverá ser ampliado através do presente projeto.  


 

Grupo-alvo

 

O seminário está voltado para empresários, tomadores de decisões da esfera política, executivos e gestores do setor público e privado relacionados ao abastecimento de energia e a empresas de uso intensivo de energia. Para este seminário poderão ser convidados até 18 participantes.            

 

 

Objetivo

 

A visita e o seminário terão como finalidade o intercâmbio de conhecimentos sobre as possibilidades tecnológicas para a geração de energia a partir de fontes renováveis, além do fornecimento de informações sobre as condições gerais econômicas e políticas necessárias com base no exemplo da Baviera.        

 

Para a área de energias renováveis, este seminário técnico será realizado pela sétima vez com parceiros brasileiros. Os objetivos específicos no que se refere às tecnologias mais relevantes e às necessidades quanto a troca de conhecimentos serão objeto de ajuste na fase de preparação com os potenciais participantes.   

 

Além de obter uma visão geral sobre o modelo energético da Baviera, os participantes poderão se informar localmente junto a fabricantes sobre os produtos e soluções de maior destaque no mercado na feira líder internacional de tecnologia fotovoltaica INTERSOLAR em Munique www.intersolar.de/es/home.html .

                                                                                                            

Através de visitas direcionadas e o estabelecimento de contatos serão criadas as bases para a construção de redes de empresas e instituições do setor público e privado.

 

 

Parceiros da cooperação no Brasil

 

A Representação do Estado da Baviera no Brasil apoia o bfz (Centros de Formação Profissional dos Sindicatos Empresariais da Baviera) na organização do evento.

 

 

Organização

 

O planejamento e a realização do seminário técnico serão estruturados conforme as seguintes etapas:

 

 

Preparação na Baviera e no Brasil

 

A Divisão Internacional do bfz em Hof será responsável pelo planejamento e a coordenação do conteúdo e da logística do programa. A DI ? Hof estará em contato permanente com a Representação da Baviera no Brasil e disponibilizará toda a documentação e informações necessárias para o parceiro no Brasil.     

O bfz selecionará os participantes entre todos os inscritos, de maneira que o programa possa atender da melhor maneira possível aos interesses do lado brasileiro.   

 

As propostas serão apresentadas à Secretaria da Economia, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera para avaliação e aprovação.  

 

 

Implementação na Baviera

 

Os participantes serão recebidos por representantes do bfz no aeroporto e serão acompanhados durante todo o programa. O grupo contará com um intérprete principal e um segundo intérprete para as possíveis traduções fora da agenda oficial. Além disso, haverá um apoio permanente tanto nos aspectos técnicos como de conteúdo por parte dos profissionais do bfz.      

 

O seminário terá como foco a visita à feira internacional de fotovoltaica INTERSOLAR e a empresas durante as quais os participantes poderão se informar sobre os serviços das mesmas e estabelecer contatos comerciais.   

 

O programa preliminar encontra-se anexo.

 

 

Informações Gerais

 

1) Custos

 

a) O lado bávaro (Secretaria de Economia, Energia e Tecnologia da Baviera) assumirá os seguintes custos:

           

    - Organização do seminário na Baviera

    - Participação nas diárias dos hotéis (inclusive café da manhã)

    - Transporte e intérprete (s)

    - Agendamento das visitas nas empresas/instituições bávaras

 

b) O participante do seminário arcará com as despesas:

    - Passagem aérea Brasil / Munique / Brasil (saída do Brasil: 15.06.18, saída da Baviera: 23.06.18)

     - Participação nas diárias dos hotéis no valor de 210,00 ? em espécie no início do seminário

 

 

2) Datas

 

Prazo para inscrição no seminário: 15.05.18

 

Duração do projeto na Baviera: 16. ? 23.6.18

 

Acesse a programação do evento

 

Contato

 

Acesse o formulário de inscrição

Envio dos formulários preenchidos de participação:

 

Representação do Estado da Baviera no Brasil

Dra. Claudia Barmann Bernard

R. Verbo Divino, 1488 - 3º and.

04719-904 São Paulo - SP

Tel.: (11) 5187-5100 - Fax: (11) 5181-7013 - E-Mail: baviera@ahkbrasil.com

www.bavariaworldwide.de/

 

Logo_texto lateral.jpg

 

 

 

 

 

 

Contato para dúvidas sobre o programa e organização da viagem:

 

Bfz gGmbH ? Divisão International Hof

Centros de Formação Profissional dos Sindicatos

Empresariais da Baviera

Martin Wahl ? Diretor Executivo

E-Mail: martin.wahl@bfz.de

Tel.: ++49 9281 717714

Fax: ++49 9281 717725

Cel.: ++49 (0) 162 2421064

www.bfz.de

 



[1] Bayern International, Key Technologies in Bavaria, 2016

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR