Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/11/2017

Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações - SEM Barreiras

O SEM Barreiras foi oficialmente instituído com a publicação do Decreto nº 9.195, de 9 de novembro de 2017, no Diário Oficial da União

Informamos, com grande satisfação, que o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações - SEM Barreiras foi oficialmente instituído com a publicação do Decreto nº 9.195, de 9 de novembro de 2017, hoje (10/11), no Diário Oficial da União. 

 

Trata-se de um importante e antigo pleito da indústria no tema de acesso a mercados com alta prioridade em nossos materiais de defesa de interesses, como: a Agenda Internacional da Indústria, as Propostas aos Presidenciáveis e a agenda de trabalho do Grupo de Trabalho de Barreiras e Facilitação do Comércio (GTBFAC). 

 

A criação do SEM Barreiras é resultado de um esforço conjunto com as associações setoriais, principalmente por meio do GTBFAC, federações das indústrias e empresas, que contribuirá para identificar barreiras em terceiros mercados, garantindo o maior acesso dos produtos e serviços brasileiros.

 

Como é de conhecimento geral, em 2017, a CNI desenvolveu materiais de apoio como o Manual sobre Barreiras Comerciais e aos Investimentos e o curso de educação a distância sobre o mesmo tema, que será oferecido periodicamente pela Unindústria. Esses materiais são extremamente úteis para auxiliar na identificação de possíveis barreiras e na inclusão das principais informações no SEM Barreiras. 

Veja decreto

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR