Exposição Presidente Faria

No dia da Indústria, a Fiep prestou homenagem póstuma a Joaquim D'Almeida Faria Sobrinho, o Presidente Faria, com o título de Benemérito da Indústria. Presidente Faria foi governador da Província do Paraná e se destacou pelas ações em favor do desenvolvimento da indústria no Estado.

Presidente Joaquim D´Almeida Faria Sobrinho 

clique para ampliar clique para ampliarPresidente Joaquim D´Almeida Faria Sobrinho (Foto: Desconhecido)

O presidente Joaquim D´Almeida Faria Sobrinho nasceu no dia 13 de agosto de 1847, na Fazenda Verde na Vila do Príncipe, atualmente município da Lapa, filho do padre Inácio D´Almeida Faria e Sousa e de dona Libania Faria e Souza. Após o estudo das primeiras letras, aos 11 anos, seguiu para Sorocaba e, depois, para Minas Gerais onde ingressou no Colégio Baependi até abril de 1960, retornando a São Paulo concluiu o curso secundário no colégio Atheneu Paulistano.

Em março de 1864, matriculado na Faculdade de Direito de São Paulo, formando-se em 1868 com brilhantismo (orador da turma), sendo seus examinadores nas provas finais o Conselheiro Furtado, Joaquim Inácio Ramalho e Doutor José Maria de Sá e Benevides, recebeu o título de sócio benemérito da Associação Núcleo Jurídico de São Paulo.

Regressando ao Paraná em janeiro de 1869, foi nomeado Promotor Público de Curitiba, pelo então Presidente Antonio Augusto da Fonseca, cargo que exerceu com brilho e eficiência. Em 1870, exerceu o cargo de Inspetor de Instrução Pública de Curitiba. Conduzido por várias legislaturas ao exercício do mandato de Deputado Provincial ao antigo congresso Legislativo da Província.  Exerceu, ainda, os cargos de procurador fiscal do Tesouro Geral e secretário do Museu Paranaense.

Casou-se em 1872 com Joaquina Ribas da Silva Pereira, filha do Coronel Francisco da Silva Pereira, com quem teve 11 filhos.

As ações de Joaquim D´Almeida Faria Sobrinho revelaram ser ele uma pessoa de espírito empreendedor e altruísta para com a causa pública. Por estas atitudes, recebeu em novembro de 1880, através de D. Pedro II e do decreto imperial, a nomeação de Cavaleiro da Ordem da Rosa. 

Nomeado vice-presidente da Província do Paraná, em 30 de agosto de 1885 e Presidente em 15 de outubro de 1886, foi o 2° paranaense que ocupou o Governo da Província e um dos poucos que governara sua terra natal por nomeação direta de sua Majestade o Imperador D. Pedro II. 

Em maio de 1886, no dia 3, assumiu o governo do Paraná, substituindo o Visconde de Taunay. Durante o tempo em que ocupou o cargo, um ano e sete meses, deu um grande impulso nas obras públicas. Terminou ele as obras do Passeio Público, que tinham sido inauguradas pelo seu antecessor. Ainda em seu governo a construção da nova matriz, atual Catedral, tomou um impulso especial. Em 10 de novembro de 1887, inaugurou em Curitiba os "carris/ urbanos", empresa de transportes com tração animal, mais conhecidos como bondinhos de burro. Leia mais. 

Acesse a galeria completa com as fotos da exposição
Acesse a galeria completa com as fotos dos painéis da exposição
Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.