Biografia Euvaldo Lodi

 

clique para ampliar clique para ampliarEuvaldo Lodi (Foto: Centro de Memória)

 

Nascido em 9 de março de 1896, em Ouro Preto (MG), Euvaldo Lodi fez o curso de Humanidades no Externato do Ginásio Mineiro. Retornando a Ouro Preto, formou-se engenheiro civil e de minas pela Escola de Minas e Metalúrgica, atualmente da Universidade do Brasil. 

A vida pública de Euvaldo Lodi inclui sua atuação em diversas áreas, desde a construção de estradas e exploração de minas de ferro e carvão, até a fundação e direção de várias empresas, bem como o cumprimento de diversos mandatos políticos. 

Preocupado com o desenvolvimento industrial do país, Euvaldo Lodi empenhou-se na tarefa de consolidação das entidades representativas da classe industrial e outras a ela vinculadas. 

Apoiou o fortalecimento da Confederação Nacional da Indústria e, pensando constantemente em valorizar e beneficiar a classe trabalhadora, fundou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, tendo sido presidente de seus Conselhos Nacionais. 

Euvaldo Lodi faleceu tragicamente em desastre automobilístico no dia 18 de janeiro de 1956. Ele deixou profundas marcas na luta pela emancipação econômica do Brasil, defendendo sempre a exploração racional dos recursos.

Em 1969, quando da criação de um órgão para integrar a universidade e a indústria, rendeu-se homenagem a esse brilhante industrial, dando-se-lhe seu nome: INSTITUTO EUVALDO LODI.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.