Aniversário 65 Anos da Fiep - Homenagem aos Sindicatos Fundadores

A homenagem aos nove Sindicatos Fundadores da Fiep foi realizada no dia 17 de agosto de 2009 no Cietep, como parte das comemorações do Aniversário da Fiep.

A exposição em comemoração aos 65 anos da Fiep em 2009, teve por objetivo apresentar a história dos nove sindicatos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná: Sindicato das Indústrias da Madeira do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná; Sindicato da Indústria de Alfaiatarias do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Lacticínios e Produtos Derivados do Paraná; Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná.

Em 4 de dezembro de 1943 reuniu-se a Diretoria para tratar do pedido de reconhecimento da nova agremiação. De acordo com o Decreto-lei n°2381 de 9 de julho de 1940, e também compareceram, além de todos os integrantes da Diretoria, os delegados credenciados dos Sindicatos das diversas categorias industriais até aquele momento inscritos na nova Federação:

  • Ivo Leão e Manoel Francisco Correa, pelo Sindicato das Indústrias do Mate;
  • Luiz Alberto Langer e Ruy Itiberê da Cunha, pelo Sindicato da Indústria da Extração da Madeira;
  • Heitor Stockler de França e Afonso João Haupt, pelo Sindicato das Indústrias Gráficas;
  • José Grassi e Luiz Marcassa, pelo Sindicato da Indústria de Cacau e Balas;
  • Rodolfo Senff Júnior e Arnaldo Paulo Lipmann, pelo Sindicato da Indústria de Panificação;
  • Aquiles Muggiati e Rodolfo Mader, pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Couro;
  • Domingos Lass e Teófilo Klamas, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Derivados;
  • Júlio C. Moura e Torquato Sacheli, pelo Sindicato da Indústria de Alfaiataria.

Somente em 18 de agosto de 1944 foi assinada a Carta Sindical no Ministério do Trabalho, fundando a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Leia mais.   

Assim, cada um dos sindicatos foi convidado a montar em 2009, uma exposição para demonstrar a participação na história e no desenvolvimento da indústria e do Sistema Fiep. Você pode relembrar um pouco sobre esta exposição na nossa galeria de fotos.

 

Acesse a galeria completa com as fotos da exposição
Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.