27 de novembro de 2020
Relações Sindicais | piso estadual
Piso estadual foi definido por consenso entre empregadores, empregados e governo

Os pisos salariais do Paraná serão reajustados pelo mesmo índice aplicado para reajuste do salário mínimo nacional, acrescido de 0,55%, o que representa 50% do resultado do PIB de 2019. Os novos valores serão aplicados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. A decisão foi um consenso entre governo, empregadores e trabalhadores por meio da comissão tripartite que compõe o Grupo de Trabalho permanente do Piso Regional do Estado do Paraná, vinculado ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda.  

“A Fiep participou ativamente da negociação”, informou Juliana Bacarin, presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda. Segundo ela, o mais importante foi o consenso na decisão. “Esta questão foi bastante discutida e o índice definido foi aprovado pelas três bancadas, dos trabalhadores, empregadores e governo”, destacou.

O novo percentual garante um ganho real de 0,55%, que equivale a 50% do PIB de 2019. Esse reajuste vai valer apenas para o ano de 2021. Para 2022, vai haver uma nova negociação. Assim que o índice de reajuste nacional for divulgado, o Grupo de Trabalho vai se reunir novamente para realizar os cálculos e, a partir daí, será publicado um decreto com o novo valor do piso regional. A reunião está pré-agendada para 7 de janeiro.

Apenas cinco estados brasileiros têm piso regional e o valor do Paraná é o maior do Brasil. O piso da indústria em 2020 é de R$ 1.487,20. Esse valor é aplicado como salário de ingresso para todas as categorias que não têm piso definido em convenção coletiva de trabalho.

RELACIONADOS