30 de julho de 2021
Relações Sindicais | por dentro do sistema fiep
IST em Metalmecânica atende a vários setores da indústria

Uma estrutura robusta, localizada em Maringá, para atender às indústrias de diversos segmentos e de todo o país. Esse é o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, que atua desde 2015 de forma transversal, em diversos setores. Os principais serviços do instituto foram apresentados nesta sexta-feira (30) em mais uma edição do Por Dentro do Sistema Fiep, iniciativa promovida pela Gerência de Relações Sindicais.

Luiz Antônio Mendonça, gerente da unidade CTM, que abriga o IST, conta que a atuação abrangente é decorrente da competência da equipe, formada por 16 colaboradores – entre eles, engenheiros, designers, técnicos e equipe de apoio – e da qualidade do laboratório. “Todo esse investimento feito aqui está a serviço da indústria do Paraná, dos mais diversos setores. E como o objetivo é contribuir para a competitividade das empresas, primamos por investir em alta tecnologia, para realmente fazermos a diferença”, explica.

“A nossa principal competência é o desenvolvimento de produto, independentemente do segmento industrial do cliente”, complementa Lídia Gomes Mendonça, coordenadora do IST em Metalmecânica. E para explicar essa versatilidade, ela utiliza o exemplo de um leito robótico, já em fase de finalização, desenvolvido para que pacientes acamados em UTI tenham mais mobilidade. “Atuamos na concepção, no design funcional, no projeto mecânico, simulação computacional, usinagem de peças e toda a parte mecatrônica para conceber e construir o protótipo”, comenta. “Nosso objetivo é que as ideias dos clientes sejam materializadas”, conclui.

Para isso, o time é focado em algumas linhas de ação: serviços técnicos especializados, metrologia, consultoria, acesso aos editais e desenvolvimento de produtos. Para explicar essas ações, foram exibidos vídeos produzidos pela própria equipe do instituto, que apresentou os seguintes serviços:

- Laboratório de metalografia: para ensaios de tração de diversos materiais; conta com espectrômetro de emissão ótica, bancada de preparação de amostra, equipamento para análises de metalografia e quatro microscópios.

- Laboratório de manufatura aditiva: com quatro tecnologias diferentes para impressões 3D e manufatura aditiva, com diversos tipos de impressoras, que permitem fazer peças seriadas com características e propriedades para a construção da peça final.

- Escaneamento 3D: há um scanner que permite o escaneamento de peças opacas, polidas ou translúcidas.

- Simulação computacional: avalia a integridade e resistência dos componentes, permitindo a avaliação de partes que estão tensionadas.

- Centro de usinagem CNC: com uma máquina de cinco eixos, que possibilita usinar grandes peças com altos volumes e excelente acabamento.

- Laboratório de corte e conformação: para equipamentos metálicos; fornece peças e componentes para os demais laboratórios.

- Laboratório de Desenvolvimento de Produto: onde é produzido o protótipo (produto) piloto, após todas as fases que compõem o desenvolvimento (Design, Simulação Computacional, Projeto Mecânico, Usinagem ou Impressão 3D de peças, Automação (quando necessário).

- Consultorias: atua com normas técnicas e gestão de produtividade, buscando organizar e melhorar o processo produtivo das empresas.

- Acesso aos editais: a equipe auxilia na construção de informações para editais, fornecendo um apoio consultivo.

Para saber mais sobre o Instituto Senai em Metalmecânica, acesse este link: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/metalmecanica/

Assista abaixo ao vídeo da reunião:

RELACIONADOS