28 de maio de 2020
relatório de sustentabilidade | Corporativo
Na Semana da Indústria, Sistema Fiep lança o Relatório de Sustentabilidade
Educação e cultura, tecnologia e inovação, segurança, saúde e meio ambiente, e defesa de interesses e representatividade: são eixos que representam uma atuação abrangente, desenhada para fomentar o desenvolvimento de novos negócios e a manutenção daqueles já existentes. E para demonstrar as ações da instituição, o Sistema Fiep elaborou o Relatório de Sustentabilidade, um documento que compila as atividades, dados e resultados obtidos pela entidade no ano anterior. O material foi lançado nesta quinta-feira, 28 de maio, celebrando a Semana da Indústria, e pode ser acessado por este link

A publicação é feita pela instituição desde 2010. De acordo com presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, em 2019, foram colocadas em atividade novas estruturas para  atendimento, planejadas nos anos anteriores e espalhadas por diferentes regiões, com o objetivo de atender às mais recentes demandas das indústrias. “Entre elas, as instalações dos Institutos Senai de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba, e em Engenharia de Estruturas, em Maringá”, destaca. Além disso, destacam-se a criação do Hub de Inteligência Artificial, em Londrina, e a ampliação da rede de aceleradoras de startups, que chegou a diversas cidades do estado. “Além desses investimentos, o ano foi marcado também pela mudança na direção do Sistema Fiep”, reitera. 

Também houve investimentos em projetos, ferramentas de gestão, ações de capacitação voltadas aos colaboradores e uma série de iniciativas que contribuiu com o desenvolvimento das indústrias paranaenses, das pessoas e de toda sociedade. 

Para a elaboração do relatório, foi seguida a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), organização que estabelece um padrão global para relatórios de desempenho de empresas e instituições. Também foram consideradas as orientações do Pacto Global, os Princípios para o Empoderamento das Mulheres  (WEPs) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão inseridos nas estratégias de atuação da empresa.

Confira um resumo das atividades:

- Representatividade. Foram 267 representações do Sistema Fiep em 176 conselhos federais, estaduais e municipais, 2.813 contatos estratégicos atingidos por ações de relacionamento e 2.846 articulações legais, políticas e institucionais para defesa de interesses. “Com isso, valorizamos as relações e parcerias que melhoram o ambiente de negócios no Paraná e aumentam nossa competitividade em diversos mercados”, comenta Carlos Valter.

- Educação e cultura. Em 2019, o Sistema Fiep fortaleceu a oferta de Ensino Superior, ampliou a internacionalização com cursos bilíngues e a mobilidade, com aumento no número de cursos a distância. Foram 52.566 matrículas em Educação Básica e Continuada e 126.328 em Educação Profissional. Por meio do Sesi, a instituição também envolveu quase 140 mil espectadores e participantes em ações culturais.

- Segurança, saúde e meio ambiente. Com ações de promoção da saúde e melhoria das condições de trabalho, a instituição contribui para o desenvolvimento e a melhora dos indicadores de sustentabilidade, além de promover o bem-estar dos trabalhadores. Em 2019, entregou 22.033 horas de consultoria em SST, com 237.293 pessoas beneficiadas pelos programas de SST, 666.120 exames realizados de auxílio-diagnóstico e 117.380 trabalhadores vacinados de 1.954 empresas.

- Tecnologia e inovação. Promover um ambiente voltado ao empreendedorismo e à inovação utilizando a tecnologia para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Com esta missão, foram ofertadas 153.524 horas de consultoria tecnológica e pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria, com 1.558 empresas atendidas e mais 3.378 horas de consultoria em captação de recursos para projetos de inovação e consultoria em Gestão da Inovação.

Para conhecer o Relatório de Sustentabilidade do Sistema Fiep, acesse o site.

RELACIONADOS