13 de novembro de 2020
Conselhos Temáticos e Setoriais | Cinase Digital
Encontro nacional do setor elétrico será online e terá apoio do Sistema Fiep

O Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), tradicional evento do setor que já reuniu 26 mil participantes em suas 37 edições, acontece este ano de forma totalmente digital. Será realizado de 24 a 26 de novembro, das 14 às 21 horas. Tendo em vista a relevância do tema energia para as indústrias do Paraná, o Sistema Fiep, por meio do Conselho de Energia e do Senai, apoia a iniciativa. A programação inclui palestra de Marcos Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI), sobre a mobilidade elétrica.   

O CINASE DIGITAL 2020 – Congresso e Feira Virtual - vai reunir profissionais reconhecidos do universo da engenharia elétrica para discutir os assuntos mais relevantes do setor de energia e instalações elétricas de baixa e média tensão. Será realizado ao vivo, em um estúdio de tevê, com transmissão via streaming. Participam engenheiros, tecnólogos e técnicos de concessionárias de energia, de fabricantes de equipamentos elétricos e de empresas de serviços na área elétrica.  

A programação do Congresso inclui palestras e debates sobre eficiência energética, fontes renováveis de energia, redes subterrâneas, digitalização no setor elétrico, manutenção, entre outros temas. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

Nova geração de baterias

Para o pesquisador Marcos Berton, a indústria brasileira deve se preparar para as próximas grandes mudanças nas quais entram os veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia renováveis. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o licenciamento de veículos elétricos e híbridos aumentou 198% entre janeiro e dezembro de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Diante desse cenário, a mobilidade sustentável e inteligente demanda enormes desafios em P&D, entre eles o desenvolvimento de baterias mais eficientes e com melhor desempenho.

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica trabalha em parceria com as indústrias para desenvolver soluções tecnológicas, materiais, processos e criação de protótipos de baterias inovadoras visando principalmente o mercado nacional. “Da mesma forma que foi montada no ISI Eletroquímica uma planta piloto de prototipagem de placas de baterias chumbo-ácido para atender à indústria, observamos uma demanda crescente na área de baterias de íons-lítio. A partir disso iniciamos, em parceria com a CBMM, o projeto de uma outra planta piloto onde será possível desenvolver conhecimento e mão de obra especializada, além da avaliação de diferentes materiais, aumentando a competitividade de nossas empresas” complementa o pesquisador do Senai.

A nova planta piloto deve entrar em operação no início de 2021. Mais informações, clique aqui.

RELACIONADOS