30 de julho de 2021
sti | Comunicação Sesi Senai e IEL
Espaço colaborativo do Sistema Fiep facilita inovação para a indústria

Inovar se tornou uma questão de sobrevivência para as indústrias e, com o objetivo de estimular a inovação promovendo a troca de experiências e conexões de qualidade, o Sistema Fiep inaugurou, nesta quinta (29), o Habitat de Inovação. O espaço, que reunirá diferentes indústrias, startups, universidades e Institutos do Senai em um mesmo ambiente, fica no Campus da Indústria, em Curitiba.

“A indústria precisa de inovação. A evolução do produto e da competitividade dependem disso. E esse espaço vem justamente na busca de uma inovação mais integrada do Sistema Fiep com a indústria”, esclarece o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro. O projeto, segundo o presidente, vai ao encontro da missão da federação de ser indutor de negócios para a indústria.

Para José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai no Paraná, o Habitat faz parte consolidação da marca Senai ligada à inovação tecnológica. “É o local para as indústrias interagirem com o tema inovação, fazerem programas juntos, consórcios, terem ganho de custo com a sinergia, atrair outras indústrias para perto, então o Habitat é um espaço de inspiração para inovação, pesquisa e desenvolvimento”, comenta.

O ambiente concretiza o ecossistema de inovação em um espaço físico, orgânico, com capacidade de potencializar inovação para startups e empresas de todos os portes, que trará novidades, eventos, gerando negócios e valor para a indústria. “O Habitat vai promover conexão entre indústrias, startups e universidades. É um espaço orgânico, que vai se recriando a todo momento. O Senai tem a missão de promover esse ecossistema, mas as ações que vão acontecer aqui dentro, serão demandadas pelas indústrias”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Indústrias parceiras

Desde o desenvolvimento, o Habitat Senai conta com parcerias relevantes. “A gente está passando por uma grande transformação na indústria em todo o mercado, então temos que estar preparados para nos transformarmos e atender aos novos clientes, essa nova geração que vem buscando novos serviços. Esse ambiente vai nos ajudar a fazer essa transformação e a prover novos serviços para esse novo cliente da indústria automotiva”, esclarece Ricardo Trinco Mendes, gerente geral de novas mobilidades da Renault do Brasil.

Já para Ricardo Cansian, presidente do conselho do grupo RAC Engenharia, é importante que a empresa esteja presente em um ambiente de colaborativo e de inovação. “É a forma da gente desenvolver lideranças, desenvolver novas ideias, trazer o nosso conhecimento para estar junto dessas outras empresas que vão estar dentro da órbita do Habitat”, diz Cansian.

“Queremos criar modelos de negócio e oportunidades, desenvolver pessoas, fazer parcerias. Esses espaços de coworking promove ainda mais a inovação que é um DNA da Bosch. Trabalhando aqui nós temos uma expectativa muito grande de que iremos acelerar isso”, explica Fernando Borer, gerente de manufatura da Bosch.

A Klabin, outra parceira do projeto, vê a iniciativa do Senai de forma muito positiva. “Uma coisa muito importante desse conceito do próprio Habitat é a possibilidade da gente trocar projetos com outras empresas, outros parceiros, exercer a inovação aberta, o conceito da troca, de se abrir para o mercado, discutir com outros setores, outras empresas e ter o Senai como o grande fio condutor disso tudo”, relata Renata Freesz, gerente de inovação da Klabin.

As startups e indústrias que tiverem interesse em participar do Habitat de Inovação podem entrar em contato pelo site https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/ e agendar uma visita para conhecer o espaço.

RELACIONADOS