clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

A combinação de inovação, simplicidade, rapidez e segurança tem sido a principal demanda das empresas que buscam estar um passo à frente no ritmo acelerado das mudanças em Tecnologia da Informação. A empresa Red Hat, líder mundial em soluções de software baseadas no modelo open source (código aberto), identificou as duas maiores tendências para 2020.


O amadurecimento da tecnologia cloud é a primeira delas. A tecnologia evoluiu para a multinuvem, ou nuvem híbrida, combinando nuvens públicas e privadas de diversos provedores. Hoje as empresas buscam aumentar a segurança, ter mais de uma opção para o caso de falha em algum modelo e também aumentar o poder de barganha com os fornecedores de aplicações em nuvem.


A segunda tendência é a busca pelo desenvolvimento mais ágil de software, com velocidade e flexibilidade. Nesse cenário, ganha destaque a tecnologia de containers, que prevê maior consistência entre as diferentes plataformas de nuvem e facilita o processo de criação de novas soluções digitais.

“O modelo open source é mais seguro porque tem mais gente acompanhando e atenta para detectar uma falha. Na comunidade open source, um conjunto de pessoas e empresas trabalha além do limite de um determinado projeto, todos atuam em colaboração para soluções conjuntas, essa é a grande beleza do modelo”, afirma o gerente de Arquitetura de Soluções da Red Hat Brasil, Thiago Araki.

No Brasil, o modelo de código aberto é bastante utilizado por empresas públicas e em diversos setores, como bancos e seguradoras. Uma área que tende a expandir significativamente a adoção do open source é a de telecomunicações, em que as empresas se preparam para a tecnologia 5G, que requer capacidade de conexão bem mais ampla.

“Nos últimos dois anos houve grande demanda pela tecnologia de containers, atrelada à transformação digital pela qual as empresas estão passando. O open source tem sido massivamente adotado por todos os segmentos”, afirma Araki.
O executivo destaca também que o País é um grande celeiro de engenheiros e cientistas que participam de projetos open source.

Com informações do site O Globo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.