clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A startup Mycroft AI, do Kansas, nos Estados Unidos, lançou o assistente pessoal Mark II pela plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. O projeto, que já arrecadou mais de US$ 400 mil, chama a atenção dos aficionados por tecnologia por dois diferenciais: o código aberto e a privacidade.

Similar ao Google Home e ao Amazon Echo, o Mycroft Mark II é um assistente pessoal que atende por comando de voz e que ajuda o usuário em tarefas diárias, como previsões do tempo, avisos sobre compromissos agendados e até conversões de medidas de receitas. O sistema pode ser integrado ao computador, ao automóvel e a demais sistemas.

Segundo a startup, o código aberto proporciona melhorias no sistema e transparência. Sobre a privacidade, a Mycroft entende que o sistema tem muitas informações sobre o usuário e seus hábitos e, por isso, garante que nenhuma informação é capturada.

Além das vantagens citadas acima, o modelo de negócios proposto pela Mycroft não engloba o cruzamento de anúncios publicitários baseados nas interações dos usuários.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias do setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/