clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Pesquisadores das universidades de Temple e Nebraska, nos Estados Unidos, conseguiram eliminar o vírus HIV, causador da aids, no genoma de animais vivos. A conquista é um passo importante para o desenvolvimento de uma cura para o vírus em seres humanos.

Os cientistas usaram a técnica de edição genética conhecida pela sigla CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats). Junto a ela, foi utilizada também uma terapia antirretroviral chamada de Laser Art – Longa Duração e Lenta Efetividade. O resultado positivo foi obtido em um terço das cobaias.

“Nosso estudo mostra que o tratamento para suprimir a replicação do HIV e a terapia de edição genética, quando feita sequencialmente, pode eliminar o HIV das células e órgãos de animais infectados”, disse, em nota, Kamel Khalili, um dos autores da pesquisa que foi publicada no periódico científico Nature Communications.

Para testar e verificar se houve a eliminação do vírus os pesquisadores inseriram células imunológicas dos animais que foram tratados por eles em outros animais saudáveis. Se o vírus ainda estivesse ativo, ele teria infectado os animais. No entanto, deu tudo certo e os animais não foram infectados, desse modo, confirmando que as técnicas utilizadas realmente eliminaram o vírus.

Os primeiros testes clínicos em seres humanos devem acontecer dentro de um ano. Antes disso, eles vão realizar provas em primatas e, se bem-sucedidos, começarão os primeiros testes em pessoas.

Com informações do site Exame.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/.