clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Ideias criadas por participantes de um curso de inovação com foco na Indústria 4.0, do Senai Cetiqt, são consideradas as primeiras iniciativas da área a serem implantadas no Brasil. Durante seis meses, 44 empresários e executivos de 32 empresas dos setores têxtil e de confecções criaram oito propostas englobando novas tecnologias.

Entre as ideias está um body para bebês equipado com dispositivo que permite medir a temperatura da criança. A leitura é enviada por meio de bluetooth para um aplicativo instalado no smartphone dos pais. Outra proposta é um sistema que permite que as roupas sejam escolhidas e confeccionadas em meia hora. Integram a fábrica 4.0, loja e espaço de convivência para as clientes tirarem as medidas, escolherem a peça e a padronagem e fazerem a customização por meio de um espelho virtual.

Também chama a atenção um robô caçador de tendências que varre as redes sociais e indica para os designers as peças que têm recebido mais curtidas pelo público. "Essas iniciativas são marcantes para o setor e para o Brasil, pois com elas foi dada a largada para o processo de implantação da 4.0 em nosso segmento", afirma Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Em paralelo, as 32 empresas participantes receberam um selo da Abit em reconhecimento ao seu pioneirismo na implantação da Indústria 4.0 no setor têxtil e de confecção no País. "Esse selo tem um significado especial, pois demostra que são essas 32 empresas que começam a partir de agora a modificar o cenário da indústria têxtil brasileira", ressalta Sergio Motta, diretor-geral do SENAI CETIQT. A próxima turma do MBI (Master Business Innovation) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 do SENAI CETIQT será formada no Nordeste em 2019.

Com informação dos sites da Abit, Textilia e GBL Jeans.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.