clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A otimização dos procedimentos é uma das características da Indústria 4.0 que vem se expandindo no mundo, e aos poucos está mudando as linhas produtivas do setor de calçados no Brasil. Uma destas empresas é a Tecsistel, de Novo Hamburgo (RS), dedicada à automação industrial e que já fabrica um componente eletrônico com o respectivo software.

Este componente configura as máquinas para se adequarem automaticamente a um novo modelo de calçado e controla o processo, de modo a garantir a qualidade. Se o produto estiver fora do padrão definido ou com defeito, é encaminhado para a máquina de ensaios, também da Tecsistel, e tem seu projeto alterado no computador, além de gerar a emissão de uma nova ordem.

Novas soluções como esta devem chegar ao mercado. Fabiano Linck, diretor técnico da empresa, em entrevista para o Jornal do Comércio afirmou que algumas tecnologias utilizadas fora do Brasil, como as apresentadas na Feira de Hannover, ainda estão um pouco fora da realidade nacional, mas que com um trabalho de engenharia é possível realizar adaptações que atendam às demandas do mercado interno.

Com informações do Jornal do Comércio.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.