clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Em 2017 e 2018, o projeto Curitiba 2035 estabeleceu mais de mil ações para o desenvolvimento da capital paranaense em nove áreas temáticas. E para fazer com que esse “sonho” saia do papel, em 2019 foram realizadas 36 reuniões dos Comitês Temáticos, mobilizando 316 participantes de mais de 100 instituições.

“Neste último ano realizamos o processo de governança que tem como objetivo orientar a execução das ações propostas, bem como aproximar e integrar os atores envolvidos na concretização do projeto de futuro do município, objetivando atingir as visões estabelecidas”, explica Laila Del Bem Seleme Wildauer, pesquisadora do Observatório Sistema Fiep, líder do projeto Curitiba 2035.

A iniciativa, que é uma construção cidadã, tem como propósito preparar o município para um crescimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade, aproveitando de forma consciente as oportunidades e os investimentos inerentes à cidade, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Planejamento e execução

O projeto Curitiba 2035 – organizada pela Comunitas, uma organização da sociedade civil, em conjunto com a prefeitura de Curitiba e a Fiep – considera as potencialidades locais que, aliadas à vontade de transformação, podem contribuir para a instituição de novos modelos de desenvolvimento propícios à inovação, à promoção das potencialidades humanas e ao surgimento de novos negócios.

Ao todo, o projeto tem 1.148 ações – classificadas em curto (2017-2020), médio (2021-2027) e longo prazos (2028-2035) e provenientes de fatores críticos de sucesso – necessárias à concretização das 9 visões temáticas. Essas também estão divididas em grandes áreas: Cidade da Educação e do Conhecimento; Coexistência em uma Cidade Global; Desenvolvimento Socioeconômico; Governança; Meio Ambiente e Biodiversidade; Mobilidade e Transporte; Planejamento e Gestão Urbana; Saúde e Qualidade de Vida; e Segurança.

Confira os resultados em números das ações dos Comitês Temáticos de abril a novembro de 2019:

/Users/anapaulascorsinteixeira/Desktop/image006.png

 

Com informações do Sistema Fiep.