clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

O cacto é o símbolo do México e nada como usar uma planta que está presente na vida das pessoas de forma material e simbólica para diversas utilidades. Pensando nisso, os jovens inovadores Adrián López e Marte Cázarez desenvolveram a Lineapelle, a primeira pele orgânica feita com cacto.

Os inventores mexicanos procuraram criar um tecido que não causasse dano aos animais usando uma matéria-prima barata, abundante e que fomentasse a economia local. O tecido é produzido a partir de uma mistura do cacto e algodão, logo não tem nada de origem animal, tem resistência, durabilidade de até dez anos, e pode ser usado para múltiplas finalidades: móveis, roupas, indústria automotiva, estofados etc.

A dupla levou dois anos para chegar ao Lineapelle. Segundo o jornal El Heraldo de México, a ideia surgiu a partir da análise das inúmeras propriedades do cacto, que é usado na indústria cosmética para a fabricação de xampus e cremes. Além dos benefícios econômicos e ambientais, a invenção contribui socialmente, já que os agricultores mexicanos podem ter mais trabalho e renda.

Com informações do site Greenme.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/