clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

A aplicação de novas tecnologias na construção civil está cada vez mais visível. O setor ganhou materiais inovadores, mais resistentes, leves, econômicos, que não agridem a natureza e oferecem maior segurança. Essas novas soluções proporcionam um futuro cheio de possibilidades. Confira a seguir alguns materiais tecnológicos que já são utilizados no ramo.

Construção com CO2

Pesquisadores do Massachusetts of Technology (MIT) tiveram a ideia de transformar dióxido de carbono (CO2) em material de construção. Utilizaram como inspiração um molusco chamado abalone e a partir do experimento conseguiram produzir carbonato sólido, com a ideia de no futuro utilizar esse material na indústria da construção civil.

Segundo a Global Carbon Project, que monitora emissões por todo mundo, 37.1 bilhões de toneladas de CO2 foram liberados na atmosfera em 2018.

Concreto inteligente

Pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias para transformar o concreto em uma substância mais resistente e que se auto regenere.  Já existe no mercado, por exemplo, um novo tipo de concreto, que é capaz de reparar rachaduras. Minúsculas cápsulas de silicato de sódio são adicionadas ao concreto, que se rompem com a formação da rachadura, assim, as mesmas são preenchidas com uma substância parecidas ao gel.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) as vendas de cimento no mercado interno, entre janeiro a dezembro de 2018, totalizaram 52,7 milhões de toneladas.

Alumínio transparente

Oxinitrato policristalino de alumínio é uma cerâmica cristalizada, de aspecto transparente, extremamente leve e resistente. Apesar de ser uma cerâmica, é bem mais resistente do que qualquer tipo de vidro, inclusive do que o vidro blindado, sendo que o seu desenvolvimento foi sugerido pelo exército americano na busca de materiais à prova de balas.

Mesmo ainda sendo um material muito caro, estima-se que futuramente muitos materiais sejam fabricados com utilização do alumínio transparente, como latas de cerveja e outras embalagens de utilização geral.

Nanotubos de carbono

Os nanotubos de carbono já são uma realidade. Engenheiros conseguiram criar tubos de carbono com paredes de 1 nanômetro de espessura (nm), que equivale a 1 bilionésimo de metro. São leves e fortes e podem ser encaixados em outros materiais de construção, como metais, madeira, concreto e vidro, a fim de dá-los mais resistência ao atrito. Além disso, podem ser esticados 1 milhão de vezes mais do que sua espessura.

Impressão 3D

A impressão 3D é capaz de criar placas com camada de cimento e resíduos de construção e, quando unidas, formam paredes. Além da agilidade, a tecnologia pode reduzir custos das obras.

Essas são algumas soluções que podem revolucionar o setor da construção civil conforme forem colocados no mercado, bem como quando tornarem-se acessíveis economicamente.

Com informações da Educa Mais Brasil.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.