clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Já pensou em combinar a produção de madeira com a conservação da biodiversidade no manejo florestal? Pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, desenvolveram um modelo que permite essa união. O estudo foi realizado no pinhal histórico de Valsaín, em Segóvia, um município do País europeu.

Devido ao desmatamento do passado, hoje a produção de madeira deixou de ser um objetivo prioritário em muitas florestas e a conservação de certas espécies de animais tornou-se o objetivo principal. Essas áreas estão sendo criadas a fim de beneficiar outros serviços do ecossistema. Esse cenário foi o que impulsionou o estudo desenvolvido pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM), com a colaboração do Centro de Pesquisa Florestal (CIFOR-INIA).

No modelo implantado no pinhal de Valsaín foi projetada uma metodologia para integrar a conservação da biodiversidade em um modelo estratégico de planejamento florestal. Nessa floresta há um bando de abutres negros, uma espécie classificada como vulnerável, cuja sobrevivência constitui um aspecto crítico a ser considerado na silvicultura.

"Essa iniciativa surgiu nos anos 1990, no oeste dos Estados Unidos, para a proteção de espécies associadas ao habitat da floresta, cujas populações estão sob certo grau de ameaça e que requerem áreas de floresta madura para sua sobrevivência", explica a pesquisadora do ECSEN que fez parte da equipe que realizou o estudo, Marta Ezquerro.

Com informações do site Agrolink.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.