clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Atualmente passamos por uma revolução que fez com que surgissem carros elétricos e mais amigáveis ao meio ambiente. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente do Japão acredita que podemos reduzir ainda mais o impacto do homem ao meio ambiente. Os japoneses colocaram esse pensamento em prática e o resultado é um supercarro feito inteiramente de madeira, sem precedentes na indústria, apresentado em novembro no Tokyo Motor Show.

O NCV (Veículo de Nano Celulose) é feito com fibras de nano celulose, ou materiais derivados de plantas (incluindo resíduos da agricultura). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente daquele país, o material possui um quinto do peso e cinco vezes a resistência do aço. Ao usar esse tipo de fibras para compor a maior parte da carroceria e do cockpit, o resultado é um carro com metade do peso de um veículo tradicional e com uma redução de 10% em sua massa total. O processo de produção do carro também reduz drasticamente as emissões de carbono associadas com a manufatura de automóveis, quase como um processo massivo de reciclagem.

Além disso, o veículo tem um design que atrai tanto os consumidores preocupados com o meio ambiente quanto os interessados em carros esportivos. As portas abrem como asas de borboletas, o que lembra as utilizadas no Lamborghini. O painel também é todo em madeira, e os assentos relembram o desenho de um kimono.

Porém, ainda não há informações sobre qual será a fonte de energia utilizada ao veículo. Rumores indicam que ele pode ser equipado com uma célula de energia de hidrogênio, com velocidade máxima girando em torno de 20 km/h. O veículo surgiu com um consórcio de 22 universidades japonesas, institutos de pesquisa e corporações de suprimentos, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2016.

Com informações do site Olhar Digital.

Leia mais notícias sobre o setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/.