clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Duas ruas de Los Angeles, na Califórnia, servirão de teste para um novo composto asfáltico feito a partir de plástico reciclado. O material, desenvolvido pela empresa TechniSoil Industrial, emprega em sua composição resíduos plásticos que normalmente são descartados, misturados com o próprio asfalto reciclado das ruas.

O composto é resultado de sete anos de pesquisas. No novo asfalto, o plástico, transformado em óleo, assume o papel do betume e faz com que o material seja 100% reutilizável e tenha resistência entre oito e treze (ou 8 e 13) vezes superior à do asfalto que usamos hoje em dia.

A aplicação do novo tipo de asfalto é realizada por meio de uma máquina batizada de "trem de reciclagem" – que remove, tritura e mistura o pavimento antigo ao plástico, reaplicando-o em seguida em um processo contínuo e relativamente rápido. “É basicamente um processo contínuo, em que o trem percorre a estrada e [o pavimento] finalizado sai pela extremidade traseira [da máquina]”, aponta Sean Weaver, presidente da TechniSoil Industrial, em entrevista à Fast Company.

Outra vantagem que o produto apresenta (ou apresentada pelo produto) é uma pegada de carbono até 90% menor que o asfalto comum. Isso acontece, porque o novo dispensa o transporte de matéria-prima por meio de caminhões ao local das obras, já que ele é resultado da reciclagem e da aplicação imediata do asfalto existente.

Os primeiros testes foram realizados em dezembro do ano passado, quando o pavimento foi aplicado. As ruas com o novo asfalto serão monitoradas por dois anos, visando averiguar a resistência a longo prazo do composto.

Com informações da Gazeta do Povo. 

Leia mais notícias sobre o setor em http://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/