clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Plásticos reciclados, à base de plantas, celulose, madeira etc. Plásticos alternativos e alternativas ao plástico estão crescendo rapidamente no portfólio de fornecedores de embalagens de cosméticos. A última edição do Luxe Pack, realizada em Mônaco no mês de outubro, mostrou que os artigos de luxo não ficam para trás na busca por novas opções de materiais.

Os anúncios realizados por marcas gigantes da indústria – como a Unilever que se comprometeu a reduzir pela metade o consumo de plástico virgem ou como o da L'Oréal que anunciou o próximo lançamento de um tubo à base de papel – são exemplos de uma tendência geral: a indústria de cosméticos está procurando reduzir sua dependência de plásticos.

O tubo baseado em papel desenvolvido pela L'Oréal e Albéa deve embalar alguns produtos da marca La Roche Posay até o final de 2020. Também apresentado no Luxe Pack, outro tubo baseado em papelão, proposto desta vez pela fabricante finlandesa Stora Enso, permite reduzir o uso de plástico em 70% em comparação com um tubo de plástico convencional. Além disso, o tubo seria reciclável no mesmo esquema que as caixas de leite multicamada do tipo Tetra Pak.

E embora não tenham sido apresentados no Luxe Pack, os frascos biodegradáveis ​​feitos de aparas de madeira e aglutinantes naturais certificados pelo FSC e livres de microplásticos desenvolvidos pela Sulapac estavam presentes no evento. A empresa finlandesa, cujo capital foi recentemente fortalecido por grandes nomes, incluindo Chanel, dedicou grande parte de sua capacidade de produção à preparação para um grande lançamento.

Os fabricantes de embalagens de plástico, que estavam presentes no evento, agora oferecem soluções alternativas de plástico, sejam plásticos derivados de fontes vegetais (como cana-de-açúcar ou milho) ou plásticos reciclados. Várias soluções híbridas que combinam, por exemplo, cana-de-açúcar e lascas de madeira, ou até cascas de ostras, como as tampas feitas pela PRP Création a partir de materiais desenvolvidos pela Authentic Material, também foram exibidas no evento.

Enquanto esperam para encontrar opções alternativas, algumas empresas estão usando plástico reciclado. É o caso da Dow, que apresentou, em parceria com uma empresa italiana, uma série de tampas Surlyn feitas com 40% de material reciclado.

O futuro das embalagens de cosméticos será verde. O plástico não desaparecerá, mas ficará mais diversificado e a forma como o usamos será transformada.

Com informações do site Premium Beauty News.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/